5 dúvidas sobre consórcio para você compreender

Pensando em trocar de carro ou comprar a casa própria de maneira programada? Vamos te explicar algumas características importantes.

Pensando em trocar de carro ou comprar a casa própria de maneira programada? Confira 5 dúvidas sobre consórcio que vamos esclarecer para você:

O que é um consórcio?

É uma modalidade de compra baseada na união de pessoa físicas ou jurídicas, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, organizada e gerenciada por uma administradora de consórcios, com a finalidade de formar uma poupança para a aquisição de bens, como imóveis, automóveis e motos, conforme o segmento contratado e por meio de autofinanciamento.

Quem pode administrar grupo de consórcio?

Somente as administradoras de consórcio, empresas prestadoras de serviços responsáveis pela formação e administração de grupos. Para essa função, há uma série de exigências que as empresas têm que cumprir para poder operar no mercado, conforme o Banco Central do Brasil.

Como descobrir qual o melhor consórcio?

Para descobrir o melhor consórcio ou ainda, verificar se é uma administradora autorizada, a relação completa das empresas está disponível no site do Banco Central do Brasil. Para facilitar a escolha, você também pode simular uma compra online e verificar qual é o plano de consórcio mais econômico para o seu orçamento.

O que é preciso saber sobre o contrato de adesão?

É preciso ler atentamente o contrato de adesão, uma vez que o documento é assinado pelo consorciado e pela administradora, que formaliza o interesse e a participação em grupo, criando ainda, vínculos obrigacionais. É importante lembrar que no contrato de adesão, as condições de consórcio, bem como direitos e deveres das partes devem estar expressas, incluindo ainda, informações sobre o bem, taxa de administração, prazo, entre outras.

Como funciona a contemplação?

Para quem entra em um grupo de consórcio precisa estar ciente que a contemplação pode ocorrer somente por sorteio ou oferta de lance. Nesse momento, trata-se da atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição do bem desejado. O crédito corresponde ainda, ao valor atualizado do bem na data da respectiva contemplação, realizada nas respectivas assembleias gerais, que podem ocorrer mensalmente.

Confira outras vantagens do sistema de consórcios e simule uma compra online.

Fonte: Banco Central

Publicado em: | Atualizado em: 13/07/2018