Carro Novo: Dicas para você negociar a compra de um novo automóvel

Consórcio de Automóveis: Dicas para você negociar a compra de um novo automóvel

Com o boom dos financiamentos e cdo consórcio de automóveis, extrapolar as possibilidades de compra de um veículo torna-se cada vez mais comum. À medida que aumenta a oferta de crédito na praça, cresce também a chance de colocar na garagem um automóvel caro demais para seu bolso. "Há até três anos, analisávamos contratos de pessoas que estavam na 48ª parcela e começavam a ter dificuldades para pagar o veículo em 60 vezes.

Hoje, por absurdo que pareça, chegam consumidores com problemas já na segunda prestação", afirma Geraldo Tardin, diretor do Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo). Para não transformar o sonho do carrão próprio em uma dívida impagável, conheça um roteiro básico para fechar o melhor negócio colocando suas prioridades à frente da lábia do vendedor.

No ato da compra, a primeira informação que o vendedor tenta tirar do consumidor é a quantidade de dinheiro que ele está disposto a pagar na prestação mensal. Cabe ao comprador inverter a situação e assumir as rédeas da negociação. "A pergunta deve ser: qual é a menor prestação que o vendedor pode me oferecer? Se você disser quanto pode gastar, o vendedor pode estudar um rol de financeiras e te oferecer aquela que vai dar a melhor comissão para ele com base na parcela que você pode assumir", ensina Marcelo Segredo, da Associação Brasileira do Consumidor (ABC).

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que um fornecedor de produto ou serviço não pode repassar para o consumidor aquilo que é de sua responsabilidade. Portanto, o lucro da concessionária deve incidir sobre a venda do carro, e não sobre o financiamento. Fique atento à cobrança ilegal desta comissão, popularmente conhecida como "tabela de retorno".

Outra dica é procurar a melhor oferta na terceira semana do mês. Nessa época, os vendedores estarão ávidos por fechar negócio caso não tenham completado sua cota mensal de vendas. Como há interesse de ambas as partes, é provável que você consiga condições mais vantajosas na compra do veículo.

Dicas básicas:

1. Dê as cartas
2. Não ceda a impulsos
3. Saiba o que você quer e o que você pode
4. Desconfie das promoções
5. Seja e esteja informado

Publicado em: