Carros Novos: Mitsubishi Lancer Evo X - lançamento em julho

Consórcio de Automóveis: Mitsubishi Lancer Evo X - lançamento em julho

A MMC Automotores do Brasil, representante oficial da Mitsu­­bishi Motors no mercado nacional, anunciou que o sedã esportivo Lancer Evolution X começa a ser vendido em julho no país. Custando cerca de R$ 200 mil e com garantia de fábrica de um ano, o carro deverá ter de 10 a 12 unidades vendidas por mês e o seu concorrente mais próximo, segundo o próprio representante da marca, é o Subaru Impreza WRX.

Atualmente em sua 10.ª ge­­ra­­ção e com fama de ser arisco, o Lancer nasceu para as pistas de rali e teve algumas unidades feitas em série para poder correr no Word Rally Champion­ship (WRC). O resultado acabou sendo surpreendente. Foram quatro títulos mundiais e um su­­cesso nas ruas. O sedã é equipado com um motor 2.0 16V turbo com intercooler que fornece 295 cv de potência a 6.000 rpm e 37,3 kgfm de torque a 3.500 rpm.

Visualmente, o que mais cha­­ma a atenção no sedã da Mitsubishi é a parte frontal, mar­­cada pela ampla grade em forma de trapézio, e que é atravessada por uma barra me­­tálica, com o emblema da montadora nipônica acima e ao centro. Os faróis, com lâmpadas bixe­­nônio, vem com lavador, ajus­­te automático de altura, sistema AFS, que direciona o facho de luz em curvas, além de faróis auxiliares (de neblina). A tampa que cobre o motor colabora para a aparência agressiva do Evo. Ela vem com fendas pa­­ra melhorar a refrigeração do motor.

As laterais ostentam contornos musculosos, com direito a para-lamas salientes, saias e linha da cintura alta, na altura das maçanetas das portas. Atrás, o destaque vai para as lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas, as duas ponteiras de aço inox do sis­­tema de escapamento e o gran­­de aerofólio especialmente desenvolvido para proporcionar melhor força de sustentação negativa (downforce). Es­­sa característica ajuda na estabilidade do veículo aumentando a aderência conforme a velocidade se eleva.

Ainda de acordo com a MMC do Brasil, o Lance Evo X será oferecido por aqui com pacote completo de equipamentos, denominado Premium. Ele inclui ban­­cos esportivos fornecidos pela fabricante Recaro,  os dian­­teiros contam com aquecimento, com revestimento de couro em duas tonalidades, sendo um deles de acabamento Alcantara.

O painel de instrumentos vem com iluminação prateada e o computador de bor­­do traz 19 funções como in­­dicador de marchas, temperatura do mo­­tor, combustível, po­­sição de tração, posição de trans­­missão, advertências di­­versas, temperatura externa, autonomia, mo­­­­mento de ma­­nutenção, odômetro parcial, veloci­da­­­de mé­­dia, média de consumo, abastecimento e aviso de portas abertas.  O volante esportivo, por sua vez, incorpora os comandos de áudio, piloto au­­to­­mático e hastes para a troca de marchas. Há ainda sensores de chuva, de lu­­minosidade e do ar-condicionado automático.

Publicado em: