Carros Novos: Volkswagen lança o Gol, com motor 1.3

Carros Novos: Volkswagen lança o Gol, com motor 1.3

O Gol, um dos carros de maior sucesso da história da Volkswagen e ainda hoje um dos carros mais vendidos e admirados do País, completa hoje 30 anos de lançamento.

Um ano antes de chegar ao mercado, quando os protótipos do carro ainda estavam em fase de experiência, em absoluto segredo, o Jornal da Tarde conseguiu fotografar, com exclusividade, o carro rodando na pista de testes da fábrica.

As fotos do novo modelo foram feitas de helicóptero. O repórter fotográfico conseguiu fazer apenas três imagens, pois ao perceber a presença da reportagem o piloto levou o carro rapidamente para uma das garagens da pista. "O Angra (nome inicialmente pensado para batizar o modelo) será um carro inteiramente desenvolvido no Brasil. Alguns já admitem que é o carro que poderá matar o velho Fusca a médio prazo", antecipava o Jornal da Tarde na edição de 15 de maio de 1979.

O Gol que foi apresentado à imprensa na fábrica da Volkswagen em Taubaté, em 15 de maio de 1980, tinha estilo em forma de cunha, perfil aerodinâmico e vinha equipado com motor dianteiro 1.3 refrigerado a ar. Apesar de aparentar dimensões externas maiores, era 24,1 cm mais curto que o Fusca.

O desenvolvimento do projeto do novo carro, segundo informações da fábrica, consumiu quatro anos e fora feito em conjunto por equipes de engenheiros da Volkswagen do Brasil e da Alemanha e da Porsche.

No dia seguinte à apresentação do carro, o Estado noticiou o preço da novidade: "O Gol, o novo carro da Volks, custará Cr$ 220 mil". Apenas no primeiro ano foram vendidas 36.731 unidades do modelo. O Gol é um dos modelos de maior longevidade da indústria brasileira. Já passou por diversas mudanças ao longo destes 30 anos, na carroceria e na introdução de novas tecnologias, como o motor flexível, que permite o abastecimento com álcool ou gasolina.

Em idade, o Gol perde apenas para a Kombi, que a Volkswagen produz no Brasil desde 1957. A diferença é que a perua é praticamente a mesma ao longo de mais de seis décadas, com pequenas alterações. O Gol já passou por diversas reestilizações.

O Gol foi também o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica, em 1989, com a versão GTi. A versão 1.0 foi lançada em 1992 para se beneficiar do IPI mais baixo. Sucesso de vendas, no ano seguinte, a montadora comemorou a venda acumulada de 1 milhão de unidades.

 

Publicado em: