Comprar Carro: Aumenta a procura por carros usados

Consórcio de automóveis: Aumenta a procura por carros usados

Quem tinha dificuldades para adquirir um carro novo, teve a chance de dezembro do ano passado até o final de março deste ano. Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o preço de um modelo popular caiu 6,5% e a prestação de um automóvel chegou a diminuir de R$ 744,00 para R$ 557,00.

Após o fim do IPI reduzido, o setor automobilístico vive um cenário de transformação. As empresas fabricantes de veículos registraram uma queda de 9,7% na comercialização no último mês em comparação a abril, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As vendas á vista diminuiram, e houve uma maior procura pelos financiamentos e consórcios de automóveis.

Nesse novo contexto, o que se destaca são as revendas de carros usados, que comemoram a ótima fase no mercado. “Esse vai ser um excelente ano para a venda de usados, graças ao estoque de unidades”, aposta o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc), Sandro Ademir Barboza.

Segundo ele, o crescimento nas vendas de carros zero, durante a isenção de impostos, fez com que o número de usados no mercado também aumentasse, já que 70% dos carros novos são vendidos com um seminovo na troca. “A oferta aumentou em até 30% e forçou uma redução de até 20% no preço dos usados, dependendo do modelo”, complementa Barboza.

Proprietário da KMW Veículos, Gilnei Neert afirma que a procura pelos modelos de segunda mão aumentou em cerca de 30% desde o fim da redução do IPI. E a expectativa é de que esse índice cresça ainda mais. “Os consumidores voltaram a investir nos usados, pois se tornou um ótimo negócio”, acredita Neert.

O vendedor Alex Zerbielli, 35 anos, já garantiu o seu automóvel. Ele conta que deu preferência para um carro usado, pois acredita que terá mais vantagens. “Com o valor que desembolsei, em um carro novo teria menos opcionais. Procurei um veículo que me oferecesse conforto, direção hidráulica e trava elétrica por um preço acessível”, revela.

Com a volta do IPI, a perspectiva é de que os carros novos fiquem até 7% mais caros. O fim da redução do IPI forçou montadoras e concessionárias a investir em melhores condições de pagamento para os consumidores. 

Para retomar a euforia dos consumidores com os carros zero, as lojas apostam em promoções. O gerente da DS Sul, Ivan Bublitz, também sentiu a ressaca no mercado de veículos novos, mas confia na recuperação. “Ainda vale a pena investir em carros novos. Os modelos 2011 estão chegando com os mesmo preços de 2010”, afirma.

Publicado em: