Comprar carro: Falta de lei inviabiliza carros elétricos no Brasil

Consórcio de Automóveis: Falta de lei inviabiliza carros elétricos no Brasil

Hoje os únicos carros elétricos vendidos no Brasil são os de brinquedo. Mas um Projeto de Lei do senador Flávio Arns (PSDB) propõe isenção fiscal para estimular o comércio de veículos de passeio movidos a eletricidade, que não poluem o ambiente.No governo porém, há quem defenda a tese que o automóvel a álcool é o suficiente, por ser uma matriz energética relativamente limpa e que dispensa investimentos.

A vinda dos carros elétricos, por exemplo, exigiria uma rede de abastecimento específica, já que eles são recarregados em tomadas.  A seu favor pesam a não emissão de gases tóxicos e o baixo custo , cerca de R$0,03 de eletricidade por quilômetro rodado, sete vezes menos do que se abastecido com álcool.

“O problema dos carros exclusivamente elétricos é seu custo tecnológico. Se o governo não der incentivos, eles continuarão inviáveis”, afirma Reinaldo Muratori, chefe de engenharia da Mitsubishi.A marca, que estuda importar o compacto i-MiEV a partir de 2013, diz que renúncias fiscais poderiam reduzir o preço do modelo para R$100 mil.Ainda é muito para um carro de quatro lugares e acabamento despojado que nasceu, na verdade, para substituir o pequeno forfor na Europa.A ruptura entre smart e Mitsubishi mudou o destino do projeto, que passou para as mãos das montadoras japonesas.

Em relação aos carros elétricos de brinquedo, o i-MiEV só muda de tamanho. E a maior diversão ao guiá-lo é saber que não está agredindo o planeta, nem escapamento o carro tem. Avaliado pela Folha, o i-MiEV mostrou-se ágil em arrancadas e despistou o Palio 1.0 Flex que tentava alcançá-lo.

Publicado em: