Consórcio de Automóveis: Abeiva prevê crescimento no setor de importados

Consórcio de Automóveis: Abeiva prevê crescimento no seotr de importados

A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) prevê um crescimento de 69% do setor em 2010. A estimativa de vendas para o atacado é de 80 mil unidades. No mês de fevereiro, o mercado já teve alta de 6,9%. Foram vendidas 5.422 unidades contra 5.073 em janeiro.

A Abeiva acredita que essa expansão continuará mesmo com o risco de retaliação dos Estados Unidos, que pretende, a partir do dia 8 de abril, subir a alíquota de importação de automóveis e motocicletas de 35% para 50%. Segundo o presidente da Associação, José Luiz Gandini, essa medida não afetará tanto as vendas no país, porque poucos modelos vêm dos Estados Unidos. O aumento no preço dos carros da Jeep, por exemplo deverá ficar entre 10 e 12%, segundo o diretor da marca no Brasil, Philp Derderian, se esse aumento da alíquota acontecer.

A Associação acredita que o governo ainda vai interferir nesse assunto e tentar um acordo com os norte-americanos, pois a elevação da alíquota de importação reduz as vendas e, consequentemente, a arrecadação de impostos. A projeção da Abeiva é que as associadas tragam aos cofres públicos aproximadamente R$ 2 bilhões em 2010.

Publicado em: