Consórcio de Imóveis: FGTS eleva a procura pelo consórcio

Consórcio de Imóveis: FGTS eleva a procura pelo consórcio

Os consórcios imobiliários tiveram crescimento de até 470% de janeiro a março deste ano em Uberlândia, de acordo com dados da Caixa. No Triângulo Mineiro, a alta foi de 260% no mesmo período. No país, o aumento é de 46% nos dois primeiros meses do ano, quando comparado ao ano passado, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac).

Segundo o presidente da regional Sudeste da Abac, João Pedro de Andrade Salomão, o aumento é reflexo das regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que pode ser utilizado neste tipo de investimento. “Hoje, desde que já esteja contemplado, é possível usar o FGTS para quitar ou dar um lance no consórcio, o que faz o setor crescer ainda mais. Ou seja, é uma forma a mais de facilidade ao consumidor”, disse.

Outro fator importante, segundo Salomão, foi a criação da Lei Federal nº 11.875 de 2008, que regulamentou a atividade. “É um investimento planejado e programado e, o melhor, com segurança”, afirmou.
Para o gerente regional da Caixa, Luiz Storte, o consórcio imobiliário é uma boa alternativa para quem não tem a necessidade de ter um imóvel de imediato e quer pagar menos que um financiamento. “Mas é preciso que a pessoa faça um planejamento. Não pode fazer um consórcio hoje e precisar do bem amanhã. Se tiver tempo, é a melhor opção para comprar um bem”, disse.

Proprietário de uma imobiliária na cidade, Ronaldo Fernandes Pereira disse que o mercado é interessante para o consumidor. “É muito indicado para quem pode esperar”, afirmou. Presença em 5 consórcios em 30 anos, o procurador-geral do município de Uberaba, Valdir Dias, participou de 20 a 30 consórcios. Atualmente, está em cinco, sendo quatro de veículos e um imobiliário. “É muito vantajoso comprar um bem por consórcio, desde que a pessoa saiba administrar a forma de dar lance e não precise do bem imediatamente”, disse. Para ele, é a forma mais segura de comprar um bem a prazo. “Você vai pagando e quando menos imagina está com um imóvel ou carro zero, sem juros, sem inflação e com uma segurança muito grande. Nestes anos, tenho tido ótimas experiências com consórcios”, afirmou.

Publicado em: