Consórcios: Abac e BC informam sobre consórcio de imóveis e automóveis

Consórcios: Abac e BC informam sobre consórcios de imóveis e automóveis

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios e o Banco Central reuniram algumas dados estatísticos e informações importantes sobre os setores de consórcio de imóveis e automóveis. Além das informações abaixo, saiba que, como ocorre no financiamento da casa própria, você também pode utilizar o FGTS para o consórcdio de imóveis.

Dados do Setor de consórcios:

- Este ano já houve um aumento de 38,4% nas adesões de consórcios;

- Hoje o setor de veículos automotores representa 83,5% do mercado;

- Os participantes ativos totalizaram 3,2 milhões em março;

- No consórcio de imóveis são 545 mil ativos;

- O segmento de automóveis cresce 43,1 % no primeiro trimestre, com 124,8 mil cotas;

- O total de ativos nos consórcios de automóveis subiu 15,4% aproximando-se de 1 milhão;

Saiba que.....

O banco Centra é responsável pela autorização e ficalização das adminsitradoras de consórcios que operam no país, bem como pela normatização de suas operações.

A situação de cada empresa administradora de consórcio com grupos em andamento, a relação das empresas impedidas de constituir novos grupos e outras informações estão disponíveis no site do BC.

Depois de constatar que a adminsitradora está autorizada, é recomendável ligar tambémpara os órgãos de desfesa do consumidor de sua região para ver se há reclamações contra a empresa.

Também é muito importante ler cuidadosamente o contrato de adesão antes de assiná-lo e efeutar qualquer pagamento. Não efetue pagamento em dinheiro.

O vendedor do consórcio não pode garantir que a a contemplação é imediata. Isso é propaganda enganosa. Só há duas maneiras de ser contemplado: através do sorteio ou do lance.

Publicado em: