Consórcios preveem faturamento 30% maior

O mercado de consórcios como um todo teve uma movimentação 3% superior à de 2007. Confira mais informações.

Como segmento que não foi afetado pela crise, o setor de consórcios espera um crescimento em sua base de 6% a 8% este ano. No primeiro trimestre, o setor registrou um total de 3,6 milhões de participantes, ante 3,4 milhões no mesmo período do ano passado, um incremento de 5%, segundo dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac).

A exemplo do financiamento convencional, a grande aposta de crescimento dos consórcios para este ano deve ser no setor habitacional. Enquanto o crédito bancário conta com o programa federal "Minha Casa, Minha Vida", os consórcios usam como arma a migração por conta da crise e a nova lei aprovada para o setor este ano.

Segundo dados da Abac, o consórcio imobiliário obteve um crescimento de 3,2% em novas cotas no primeiro trimestre, de 45,9 mil no período, em 2008, para 47,4 mil entre janeiro e março de 2009. O total de participantes chegou a 518 mil, recorde histórico, contra 480,3 mil no ano passado, um crescimento de 7,9%.

Para o presidente executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, Paulo Roberto Rossi, há uma consolidação da forma de decidir quanto à compra de bens do brasileiro. "Tanto no setor de veículos como no de imóveis, o crescimento tem sido contínuo, evidenciando uma maturidade no planejamento e formação de patrimônio", justifica.

Segundo dados da Abac, o segmento de automóveis teve uma expansão de 28,5% em novas cotas no primeiro trimestre, de 62,2 mil para 79,9 mil. O total de participantes subiu de 760,2 mil, em março de 2008, para 787,3 mil, ao fim do primeiro trimestre deste ano, um incremento de 3,6%.

O mercado de consórcios como um todo teve uma movimentação 3% superior à de 2007, de R$ 18,5 bilhões para R$ 19,2 bilhões. A associação não faz previsões de incremento de volumes transacionados pelos consorciados.

Legislação

Desde fevereiro deste ano, o setor, que era regulamentado por circulares do Banco Central do Brasil, ganhou legislação própria. Com a nova lei, o segmento espera um crescimento maior que o de 2008, devendo as empresas readequar sua força de vendas e haver oferta de novos produtos.

Uma das possibilidades abertas pela legislação é o pagamento de serviços por meio de consórcios, o que é outra aposta do setor, porém em um prazo mais longo.

Além disso, desde fevereiro, o consorciado que cancelou ou desistiu do contrato vai poder participar dos sorteios e, se for contemplado, poderá receber a quantia com que contribuiu. Antes, o consorciado só recebia o valor da contribuição ao término do grupo.

O consorciado poderá ainda utilizar sua carta de crédito para quitar um financiamento adquirido junto ao banco.

Publicado em: | Atualizado em: 22/05/2018