Construtoras: Tecnisa desenvolve apartamentos para a terceira idade

Consórcio de Imóveis: Tecnisa desenvolve apartamentos para a terceira idade

Atenta à mudança da pirâmide demográfica brasileira, a Tecnisa desenvolveu apartamentos com facilidades para a terceira idade. "Todos os imóveis lançados a partir de setembro deste ano serão adaptados para idosos", afirma Romeo Busarello, diretor de internet da Tecnisa e professor de gestão de inovação no Insper.

A construtora quer adequar seus apartamentos à sociedade brasileira do futuro, que terá mais idosos e menos jovens. Neste empreendimentos, as áreas comuns são adaptadas com tecnologias como degraus horizontais e antiderrapantes na escada da piscina. Se o cliente quiser, pode receber no apartamento as adequações para a terceira idade.

No banheiro, a Tecnisa sugere a fixação de barras de apoio e de piso emborrachado. Assim como o envelhecimento da população interfere na concepção dos lançamentos imobiliários, a mudança de perfil das famílias também. "Não podemos mais fazer imóveis para uma sociedade homogênea como no século passado", afirma Paim.

O mercado imobiliário precisa atender hoje domicílios nas mais diferentes composições, formadas por casais com filhos, sem filhos, pessoas que moram sozinhas, casais gays, entre outras.

Neste contexto, a liberdade do cliente é um diferencial vendido pelas construtoras nos chamados projetos de arquitetura aberta. Plantas flexíveis, que permitem adaptações, atraem pessoas que procuram apartamentos personalizados. "Se todos os projetos forem iguais, vamos vender commodities. E o cliente não vai escolher o melhor apartamento para ele, mas o que tiver o menor preço", afirma Khzouz, da BKO.

Para viabilizar as mudanças, as construtoras usam tecnologias como paredes de drywall (feitas de gesso, mais leves que as de alvenaria) e pisos altos, com espaço para passar fiação embaixo do assoalho. "Assim, é possível conectar ligar qualquer aparelho em qualquer lugar da casa", explica Paim.

 

Publicado em: