Financiamento de Imóveis: Armadilhas na hora de comprar a casa própria

Financiamento de Imóveis: Armadilhas na hora de comprar a casa própria

Antes de comprar um imóvel é preciso conferir as taxas, os juros e as prestações. O comprador deve ficar atento às armadilhas do financiamento.

O Bom Dia Brasil ajuda você a não cair em armadilhas na hora de comprar a casa própria.Começou no dia 13 de maio mais um feirão para todos os gostos e bolsos. Só em São Paulo, o número de ofertas cresceu 40%: são mais de 150 mil imóveis à venda. São mais de 400 mil em todo o país. Tem oportunidade para várias faixas de renda.

E a oportunidade de comprar a casa própria faz brilhar os olhos dos interessados. Mas, é preciso cuidado para não se atrapalhar com as taxas, os juros, as prestações.

São 450 mil imóveis em todo o país. Casas e apartamentos que variam de R$ 50 mil a um R$ 1,2 milhão. Números gigantescos do feirão da casa própria da Caixa Econômica Federal. 

Antes de fechar qualquer negócio, o cliente deve tomar alguns cuidados. Afinal, dependendo do prazo do financiamento a renda da família pode ficar comprometida por muito tempo. As prestações tem que caber no bolso, para não ficar apertado.

A primeira dica é calcular se a prestação não ultrapassa 30% da renda da família. Além disso, fique atento as taxas cobradas. “O comprador, além da taxa de juros, tem que se preocupar com todos os encargos que incidirão sobre o financiamento e pedir ao banco que o informe qual é a taxa relacionada ao custo efetivo total do financiamento. Este que é o número importante para que ele possa até mesmo comparar os custos de financiamentos de uma instituição em relação à outra”, explica o presidente da AABIC Rubens Carmo Elias Filho.

Depois conferir se a construtora é de confiança e onde o imóvel está localizado. “Muitas vezes, pelo fato de nós não estarmos no local, nós acreditamos que ele será de fácil acesso, que terá a estrutura que precisamos, uma farmácia ao lado, uma padaria, um próprio acesso de transportes públicos, tudo isso é muito importante na hora da aquisição do imóvel”, afirma o presidente da AABIC Rubens Carmo Elias Filho.

 

Publicado em: