Procura por consórcios cresce puxada por imóveis e automóveis

O sistema de consórcios apresentou resultados acima das expectativas no segmento de imóveis e automóveis no primeiro bimestre do ano, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

No setor de imóveis, pouco antes da entrada em vigor do uso do FGTS, houve um crescimento de 46,4% nas adesões ocorridas no confronto com o mesmo período no ano passado, saltando de 25 mil para 36,6 mil novas cotas. Nos automóveis, a alta foi de 38,7%, passando de 56 mil para 77,7 mil.

O volume de negócios realizados em janeiro e fevereiro, considerando todos os setores (veículos, imóveis, eletroeletrônicos e serviços), somou R$ 8,6 bilhões, montante 43,3% acima do registrado no mesmo período em 2009.

"Os consórcios vivem um bom momento. Características como a ausência de juros e parcelamento integral, aliados ao aquecimento da economia e da segurança no emprego, têm gerado uma procura constante e crescente", afirmou Paulo Roberto Rossi, presidente da ABAC.

O sistema de consórcios atingiu a marca de 3,8 milhões de participantes ativos em fevereiro, com alta de 5,5%. A comercialização de novas cotas registrou aumento de 8,9%, subindo para 311,8 mil.

Publicado em: