A força da classe C nos consórcios

Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac) comprovou que os consumidores da Classe C mais que dobraram no mercado de consórcios em poucos anos. Em quatro anos, a presença desse extrato social aumentou 158,3% no segmento de automóveis e de 153,6% em motocicletas. Isso na comparação com resultados registrados em cada ano, entre 2006 e 2010.

Nesse período, o total de pessoas com consórcios pulou de 3,44 milhões para 4,06 milhões, um salto considerado bastante significativo, segundo avaliação da associação.

A pesquisa conclui ainda as mulheres aumentaram sua participação nas decisões de compra de cotas. No segmento de eletroeletrônicos, por exemplo, o aumento das vendas decididas por mulheres foi de 105%, enquanto que no caso de imóveis, o crescimento foi de 71%.

Para a entidade, a explicação para essa nova realidade está no fato do aumento das mulheres chefes de família em 71%, na maior presença em cargos de gerência (36%), presidência ou diretoria (23%) e supervisão (38%), dados comprovados em outras pesquisas.

De acordo com a Associação, as vendas de cotas de consórcio subiram 10,2% em janeiro e fevereiro deste ano, na relação com o mesmo período do ano passado. No total, foram comercializadas 335 mil cotas no primeiro bimestre.

Nas vendas de novos consórcios, o destaque no período foi a expansão no setor de veículos pesados, de 69%, e leves, de 26%. Nos imóveis, a alta foi de 2,7%, e nos eletroeletrônicos, de 6%.

Para o levantamento da entidade, foram ouvidos 731 consumidores em 3 capitais – Porto Alegre, Salvador e São Paulo, sendo 581 consorciados e 150 potenciais compradores de novas cotas.

Publicado em: