A importância dos pagamentos no sistema de consórcio

O participante de um consórcio pode simular valores e escolher o bem mais desejado sem sobrecarregar o orçamento. Confira!

O consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas que tem como objetivo comum, adquirir bens móveis ou imóveis de forma parcelada. É indicado para investimento, nova aquisição ou ampliação do patrimônio familiar, pessoal ou empresarial.

Ao apresentar planos maiores e parcelas acessíveis, o participante de um consórcio pode simular valores e escolher o bem mais desejado sem sobrecarregar o orçamento. Os pagamentos mensais correspondem ao parcelamento integral do bem e juntamente com os outros participantes, formam uma poupança em comum, usada posteriormente para as respectivas compras após a contemplação, que ocorrem somente por sorteio ou lance.

Para não ficar fora de nenhum sorteio, é possível acompanhar tudo online durante as assembleias mensais. Todos os participantes concorrem em igualdade, mas precisam estar com os pagamentos em dia para que a contemplação não seja prejudicada. Em alguns casos, a descontemplação ou cancelamento da contemplação ocorre quando o cliente contemplado por sorteio ou lance, solicita ou deixa de efetuar pagamentos. Na solicitação do consorciado (desde que o grupo tenha mais de 10 assembleias para encerramento e mais de 10 clientes no grupo para contemplar). O regulamento prevê ainda, no caso do não pagamento do lance dentro do prazo de 5 dia úteis (descontemplação automática) ou ainda, atraso no pagamento das parcelas (+ de 42 dias).

Conheça os nossas canais de atendimento e esclareça todas as suas dúvidas!

Publicado em: | Atualizado em: 17/03/2017