Ao invés de comprar um imóvel na planta, faça um consórcio. É mais seguro e mais barato!

Ao invés de comprar um imóvel na planta, faça um consórcio. É mais seguro e mais barato!

Para muita gente, a compra de um imóvel na planta é um momento de realização pessoal. Muitos acham que comprar um imóvel dessa forma pode ser o melhor negócio da sua vida, mas pode ser o pior como relatam muitos compradores que se decepcionam com o imóvel depois de pronto.

As principais queixas de comprar um imóvel na planta são no atraso na entrega da obra, os chamados vícios de construção onde a construtora entrega o imóvel com diversos problemas e defeitos, construções em desacordo com o memorial descritivo ou falência da construtora.

O contrato imobiliário com descumprimento de prazo virou queixa recorrente. Dados do Procon de São Paulo mostram que de 2009 para 2010 as reclamações subiram 43,01%.

Na compra do imóvel na planta, além de ter que pagar correção durante a obra, posteriormente o comprador deverá fazer um financiamento com altos juros. Além dessa desvantagem, a ansiedade pela entrega das chaves pode ser uma decepção, como a história do publicitário Marcelo, que comprou um apartamento ainda em construção e não recebeu as chaves no tempo devido. Ele relata que quando comprou o apartamento as obras já haviam começado. Ele esperava receber o imóvel no mês de maio/2010, mas a obra só foi entregue em outubro/2010.

Já no caso de Fernando e Cíntia, a entrega do apartamento novo, comprado na planta, já foi adiada três vezes. Depois de um ano de casados, cada um ainda mora na casa de seus pais, e o tão esperado ‘Enfim, sós’ continua só no projeto.

Com o analista de sistemas Leonardo, que comprou um imóvel na planta em 2008, não foi diferente. Além de a entrega, prevista para o início de 2010, passar para janeiro de 2011, descobriu que os R$ 15 mil do sinal foram usados para pagar a taxa de corretagem, que, diz o Ibedec, é obrigação do vendedor.

No caso de falência da construtora, podemos citar a história do engenheiro Maurício, de 82 anos, que passou pela experiência de quase ficar sem o imóvel que adquiriu na planta da construtora Presidente. Ele relata que em 1994, a construtora era muito confiável e tinha um nome conceituado no mercado. Porém, ele só recebeu o imóvel em 2010, mesmo assim porque, junto com alguns outros condôminos, pagou pela continuação da construção por outra empresa. O apartamento dele já estava completamente quitado quando a construtora faliu.

Outro caso foi o da dentista aposentada Etelvina, de 85, que foi uma das pessoas que perdeu os investimentos com a falência da Encol. Ela chegou a pagar tudo, até a entrega das chaves, que só aconteceu 18 anos depois.

Consórcio de Imóveis

Planejando a compra do imóvel pelo consórcio, você pode pagar em até 150 meses sem juros, e ao ser contemplado por sorteio ou lance poderá comprar o imóvel que desejar à vista. Com o dinheiro na mão a possibilidade de você realizar um bom negócio com segurança é muito maior.

Ainda é possível utilizar até 25% do valor do seu crédito ou utilizar o seu FGTS para dar de lance e ser contemplado antecipadamente.

A valorização da carta de crédito acompanha o reajuste das parcelas (INCC), mantendo, assim, o seu poder de compra para adquirir o seu imóvel novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil.

Vantagens do Consórcio

• Sem Juros, Sem entrada, Sem parcelas intermediárias.
• Taxas menores e menos burocracia que o financiamento.
• Para participar não é necessário avalista e nem a comprovação de renda.
• Várias opções de créditos, planos e parcelas
• Possibilidade de usar o seu FGTS para dar lance ou aumentar o valor do seu crédito.
• Possibilidade de adquirir imóvel vinculado a empreendimento imobiliário, desde que ofereça outro imóvel como garantia.
• Fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, mais garantia e segurança para você.

Compre o seu imóvel pelo Consórcio, é mais barato! Simule as parcelas

 

Publicado em: