As vantagens do Consórcio de Automóveis

As vantagens do Consórcio de Automóveis

O financiamento não é a melhor forma de comprar um carro a prazo. O mercado oferece dois outros produtos bem conhecidos, o leasing e o Consórcio de Automóveis.

O leasing não é a rigor um financiamento e sim uma espécie de aluguel, em que quem aluga tem a opção de comprar o bem ao fim do contrato. Na prática, é o banco que compra o automóvel, que fica em seu nome enquanto o arrendatário pagar um aluguel mensal por um período predeterminado - pelo menos dois anos. Esse "aluguel" pode ser mais barato que os juros do financiamento, em alguns casos, tornando o leasing uma opção mais interessante, embora com algumas restrições. 

O leasing era muito comum e cresceu bastante no fim da década de 90, até ocorrer a desvalorização cambial em 1999. Hoje é contratado mais por empresas, devido às vantagens contábeis e fiscais. No caso de pessoa física, as dificuldades e custos costumam ser maiores.  O automóvel que a empresa adquire sob a forma de leasing não é exatamente "comprado". Embora a empresa use o veículo, o proprietário de direito é o banco. Por isso, ele não entra no balanço.

O Consórcio de Automóveis, como o cheque pré-datado, é uma invenção brasileira. Ele consiste em um grupo de pessoas que se une para pagar um valor mensal e adquirir o veículo. Os consorciados podem antecipar o recebimento do veículo por meio de um lance ou de sorteios. A vantagem é que o consórcio é uma opção sem juros, possue apenas taxas administrativas e fundos de reserva, por exemplo.

Outra vantagem é poder comprar pelo preço de tabela um carro que só existe no mercado com ágio, caso do Honda Civic. O caso é que o consorciado pode esperar  para levar o carro. 

O Consórcio de Automóveis pode ser considerado como uma poupança compulsória. "Não é uma grande aplicação, mas ajuda muito quem não tem a disciplina financeira necessária. A pessoa que não tivesse cotas para pagar provavelmente gastaria o dinheiro", diz economista Luis Carlos Ewald. Segundo ele, "um financiamento cobra uma taxa muito alta de juros pelo período todo."

 

Publicado em: