Aumenta o uso do FGTS em Consórcios de Imóveis. Saiba como utilizar o seu!

Aumenta o uso do FGTS em Consórcios de Imóveis. Saiba como utilizar o seu!

Cerca de 3.430 participantes dos consórcios de imóveis utilizaram R$ 58,9 milhões em recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quitar ou amortizar parcelas até janeiro de 2011. As novas regras para o uso do fundo entraram em vigor em março de 2010.

O número de consorciados que empregaram o FGTS corresponde a 0,58% dos 582,3 mil participantes da categoria registrados no primeiro mês do ano. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Como utilizar o FGTS no consórcio de imóveis

Ao trabalhador se aplicam as regras comuns de utilização do FGTS, ou seja, além de ser titular do contrato de consórcio, deve ter três anos de trabalho sob o regime do fundo e não pode ser proprietário de imóvel residencial no local onde exerça ocupação principal, nem ser detentor de financiamento ativo do SFH - Sistema Financeiro da Habitação em qualquer parte do território nacional, na data de aquisição do imóvel.

O FGTS pode ser usado para dar lance, como complemento da carta de crédito na hora da aquisição do bem, para pagamento parcial das prestações, amortização ou liquidação total do saldo devedor, respeitando sempre as normas da Caixa Econômica Federal.

 

Publicado em: