Segundo a assessoria econômica da ABAC, de janeiro a agosto último, as vendas de novas cotas somaram 1,39 milhão, 7,8% mais que as 1,29 milhão, do mesmo período do ano passado. Em agosto, os participantes ativos superaram 3,93 milhões.
Um crescimento de 4,8% sobre os 3,75 milhões daquele mesmo mês em 2009. O total de contemplações, nos oito primeiros meses deste ano, atingiram 648,2 mil sendo 3,9% mais que as 624,1 mil acumuladas doze meses antes.
O aumento nas adesões em cotas de Consórcios é explicado pela estabilidade econômica, maturidade dos consumidores em poupar, e no aumento do poder aquisitivo do brasileiro.
Segundo o Instituto Data Popular, 30% da classe D migrou para a classe C, provocando um aumento nas categorias de produtos consumidos. Para Paulo Rossi, presidente executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, “os fatos constatados nessa pesquisa retratam o aumento de renda da base da pirâmide tanto agora como no futuro. Algo que explica a procura e o consumo de vários produtos via consórcio”.
O Consórcio é considerado uma “Poupança Programada” e o consumidor vem adquirindo essa maturidade de planejar a construção do seu patrimônio. Os especialistas da Abac, se referem a está nova postura do consumidor de maturidade financeira. Para Rossi, “A principal razão está na mentalidade saudável em relação ao dinheiro investido como, por exemplo, na comparação dos custos, que nos consórcios é caracterizada pela inexistência de juros”.