Automóveis: Porque pagar e para que serve o IPVA?

Consórcio de Automóveis: Porque pagar e para que serve o IPVA?

Para quem não sabe, ou só sabe que precisa pagar mas nunca foi esclarecido sobre o seu real sentido, o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto cobrado anualmente pela Receita Estadual.

Qual a finalidade? Bem, metade desse valor fica no próprio município onde o veículo foi emplacado, enquanto a outra metade vai para os cofres públicos e é utilizada em investimentos como saúde e educação, por exemplo.

Este valor pago é determinado mediante o valor do automóvel, sendo cerca de 1% para veículos de locação e 2,5% para os demais. Para ter conhecimento do valor a ser pago, é necessário acessar o site do Ministério da Fazenda para obter maiores informações, já que as taxas variam de acordo com o estado.

SP, RJ e MG apresentam os valores mais altos do Brasil

Não é incomum vermos nas ruas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro carros cujas placas são de cidades de fora do respectivo Estado. Isso porque  residentes não fazem questão de mudar a placa de seu carro, para pagar menos no IPVA. Por exemplo, uma empresa de transporte cuja sede é na cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo tem veiculos com placas de Palmas/TO, onde a mesma tem uma filial.

Os donos de veículos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que irão pagar o IPVA mais caro em 2011 com até 4% de alíquota sobre o valor da tabela FIPE. Então para alguns que possuem várias frotas o jeito é dar aquele toque brasileiro.

Em 2007 o governo do Estado de São Paulo, de acordo com o artigo 127 do Código Tributário Nacional, autuou em uma operação específica diversos motoristas paulistas cujos carros tinham placa de outro Estado.

Uma coisa é certa: milhares de pessoas, para não pagarem altos preços no IPVA, preferem rodar com carros mais antigos, pois o valor a ser pago é a porcentagem do valor de tabela do veiculo.

Publicado em: