Baterias dos automóveis são mais exigidas durante o inverno

Baterias dos automóveis são mais exigidas durante o inverno

A queda da temperatura influencia o bom funcionamento das baterias. Elas sofrem um maior desgaste durante o verão, no entanto é no inverno que os problemas mais aparecem, pois nessa estação elas são mais exigidas. O componente tem a função de fornecer potência ao motor de partida e ao sistema de ignição, além de alimentar todo o sistema elétrico do veículo quando o motor está em marcha lenta ou quando não está em funcionamento. Quando o veículo está em movimento quem fornece energia ao veículo é o alternador.

A alta temperatura durante o verão acelera as reações químicas dentro da bateria, o que melhora sua performance. Porém, aumenta também a degradação das placas e a corrosão das grades internas. Quando chega o inverno, a queda na temperatura faz com que as peças do carro apresentem menor folga entre si e o óleo lubrificante fica mais viscoso, o que exige maior esforço para dar a partida e consequentemente, maior consumo de energia da bateria. Essa maior exigência no inverno aliada ao maior desgaste durante o verão pode fazer com que a bateria literalmente “morra”, ou seja, não tenha condições de partir o motor.

Durante a manutenção, o mecânico eletricista deve analisar se está havendo algum tipo de “vazamento” ou fuga de energia da bateria. Ele deve verificar com cuidado também o motor de partida, o alternador e o regulador de tensão. Se estes não estiverem em perfeita condição de funcionamento, é possível que estejam utilizando maior quantidade de energia da bateria do que o necessário e acelerando, dessa forma, seu processo de deterioração.

Dicas para preservar a bateria de seu automóvel:

• Evite ouvir o rádio com o motor desligado por longo período

• Mantenha o sistema elétrico do veículo sempre em dia, fazendo revisões periódicas

• Verifique se a bateria está bem fixada na bandeja

• Caso uma bateria se descarregue, procure recarregá-la com a utilização de um recarregador de baterias. Baterias descarregadas não são baterias defeituosas.

• É de fundamental importância que a bateria substituída seja devolvida em um ponto de venda para que seja encaminhada para um reciclador. Elementos químicos como o chumbo e o ácido sulfúrico que fazem parte de sua composição podem agredir o meio ambiente, se dispostos de forma inadequada.

 

Publicado em: