Carro Novo: Celta e Prisma já são 2012

Carro Novo: Celta e Prisma já são 2012

Nem bem começamos 2011 e já é possível sair das concessionárias Chevrolet dirigindo a versão 2012 do hatch Celta e do sedã Prisma. Os modelos compactos acabam de chegar ao mercado com pequenas alterações para se adequarem ao padrão global da marca e, principalmente, ganhar sobrevida até a vinda de substitutos mais modernos e completos, derivados de modelos mundiais – como o Spark, vendido em al­­guns países da América Latina.

A ausência de air bags e ABS (antitravamento) nos freios, nem como opcionais, é um si­­nal de que estão próximos da aposentadoria, uma vez que esses itens em 2014 serão obrigatórios em 100% dos carros fabricados no Brasil.
Mas como ainda são bons de venda (e de revenda), a Chevro­let decidiu pela reestilização, quase imperceptível no visual e uma reforma um pouco mais profunda no interior.

Primeiro, os diferentes níveis de acabamentos passam a ser identificados pelas siglas LS e LT, nomenclaturas que vieram com o hatch Agile em 2008. Entra a nova grade frontal do tipo colmeia, com uma barra horizontal na cor da carroceria e a gravatinha dourada da Chevrolet ao centro. Agora é o padrão nos produtos da marca – estreou no país no utilitário Captiva.

Os faróis e lanternas no Cel­­ta ficaram mais escurecidos. O para-choque passa a ser na cor do veículo. A traseira não mu­­dou, à exceção do logotipo da marca bem ao centro da tampa do porta-malas. No Prisma, so­­bressai a barra cromada na traseira, unindo as duas luzes de ré e dando um ar de Vectra ao sedã pequeno. As maçanetas e os retrovisores estão também na cor da carroceria. As calotas de ambos receberam um novo de­­senho que deixa as rodas com aparência de liga leve.

Por dentro, o volante é novo com centro na cor cinza, para a versão LS, e prateado, na LT, e os assentos receberam revestimento em tom mais claro. O painel de instrumentos foi redesenhado e traz a iluminação no tom azul “Ice Blue”, já adotado no Agile, nova Monta­na, S10, Malibu e Camaro. Fo­­ram incorporados ainda porta-copos perto da alavanca do freio de mão e os porta-objetos na parte interna da porta ficaram maiores. Os botões do sistema de ar-condicionado estão com novo design e são envoltos por detalhes cromados.

A Chevrolet não mexeu na mo­­torização. O hatch continua a trazer sob o capô o mesmo 1.0 Flex­power VHCE de até 78 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque, disponível para as duas versões. Já o sedã tem a opção 1.4 de 97 cv e 13,7 kgfm de torque, oferecida apenas na configuração LT.

O Celta, carro-chefe da marca no Brasil lançado em 2000, parte de R$ 26.115, com duas portas, e o Prisma começa em R$ 31.344. Em ambos os modelos há um acréscimo de cerca de R$ 300 em relação ao modelo anterior, devido às mudanças. Já as versões top de linha mantiveram o preço. A configuração mais completa do compacto – LT com quatro portas – chega a R$ 32.784 e do sedã vai a R$ 36.958. O pós-venda da Chevrolet oferece grande variedade de acessórios, vários deles destinados a “tunar” o visual.

 

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