Carro Novo: Lançamento do Fiat Uno é considerado uma revolução popular

Consórcio de Automóveis: Lançamento do Fiat Uno é considerado uma revolução popular

O renascimento do Uno em grande estilo. Com uma radical mudança em seu design, motores e internamente, carro mais popular da Fiat completa 26 anos antecipando tendências e com fôlego para mais

O lançamento mais aguardado do ano foi revelado na Praia do Forte, em Salvador, na Bahia. Com a presença de 700 convidados, entre jornalistas brasileiros e outros de 20 nacionalidades, a Fiat surpreendeu a todos ao mostrar sua nova aposta: o Uno, depois de 2 anos de trabalho e mais de 6 milhões e 500 quilômetros percorridos para testes.

Ele estará nas concessionárias a partir desta semana em quatro versões: Vivace 1.0 flex, Way 1.0 flex, Attractive 1.4 flex e Way 1.4 flex. Uma das grandes novidades é que esses modelos podem ter personalização total, com múltiplas opções de acabamento e de acessórios.

O visual inovador trás sob o capô dois novos motores, o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos flex, com tecnologia que une bom desempenho com economia de combustível e baixas emissões. Eles têm componentes inéditos em motores de baixa cilindrada.As novas tecnologias do 1.0 litros permitem uma redução média de 3% no consumo de combustível.

Já o motor 1.4 é equipado com o variador de fase contínuo, um sistema eletrohidráulico controlado pela centralina do motor. Ele é capaz de uma redução de 5% no consumo de combustível, permitindo ganhos de desempenho quando em altas rotações.

Mas o que salta aos olhos é mesmo o design. Durante o teste nas ruas de Salvador, muita gente fotografava e perguntava: "é importado?". E simplesmente não acreditavam quando falava que era o Novo Uno. "Mas está totalmente diferente", diziam, surpresos com a ousadia da Fiat.

O carro foi totalmente criado e desenvolvido pelos designers do Centro Estilo Fiat, da fábrica em Betim, Minas Gerais. "Nosso desafio era captar a alma do Uno, entender sua essência na mente e no coração dos consumidores", relata Per Fassbender, gerente do Centro Estilo Fiat para a América Latina. Constatou-se que a forma quadrada é o mais forte elemento de identidade do carro. "Não se tratava de reestilizar o modelo, mas de criar um carro moderno, marcante", acrescentou.

A concepção de seu design convergiu para o conceito do quadrado com cantos curvos, que preservam a forma geométrica básica, mas destacam a harmonia. O conceito tornou-se o DNA do Novo Uno, resumido nos três elementos estéticos que ladeiam o emblema da Fiat sobre a grade frontal e o visual externo.

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