Carro Novo: Motor E.torQ já é usado em quase todos os carros da Fiat

Consórcio de Automóveis: Motor E.torQ já é usado em quase todos os carros da Fiat

Com a recente inauguração da fábrica FPT em Campo Largo, no Paraná, a Fiat não perdeu tempo e já equipou quase to­­dos os seus modelos com a nova ge­­ração de motores E.torQ. O propulsor inicialmente foi utilizado no Pun­­to nas versões 1.6 e 1.8 16V. Logo depois foi o Doblò que recebeu este motor apenas na versão 1.8 16V. Na sequência foram as linhas Palio, Siena, Strada e Idea que adotaram o novo motor em suas duas versões.

E em setembro foi o Linea que recebeu apenas o motor 1.8 em suas cinco ver­­sões de acabamento, lembrando que a versão T-Jet, o foguete da linha, continua em oferta.

A modernidade do motor E.TorQ, segundo a engenharia da FPT, está no peso reduzido, alto torque, desempenho, redução do nível de ruídos e vibrações e economia de combustível, além de baixos níveis de emissão de poluentes. Ele desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina e 132 cv, com etanol.

O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) é atingido a 4.500 rpm. O Fiat Linea equipado com esse motor chega à velocidade má­­xima de 190 km/h (ga­­solina) e 192 km/h (etanol).

No Fiat Linea 2011 o novo motor E.TorQ chega para equipar as versões HLX, HLX Dualogic, Absolute, além das versões LX e LX Dualogic com 127 cv de potência. A potência reduzida do LX foi desenvolvida para atender à exigência de lei paulista para o mercado de táxis.

Com­­pleta a gama o Linea T-Jet, que traz sob o seu capô o motor 1.4 16V Turbo de 152 cv de potência e torque de 21,1 kgfm em uma faixa de 2.250 a 4.500 rpm, levando o carro à velocidade máxima de 203 km/h.

Em uma ação para aumentar a participação do Linea no mercado, a linha 2011 com os novos motores E.torQ chegou ao mercado com redução de preço linear de R$ 2 mil para todas as versões, informou Franklin de Araújo, analista de marketing da Fiat Automóveis. Com a me­­dida a montadora espera um crescimento de vendas de 30% do sedan médio da Fiat.

Os principais concorrentes do Linea no Brasil são o Hon­­da Civic, Toyota Corolla, Ci­­troën C4 Pallas, Ford Focus, Che­­vrolet Vectra e Astra.

 

Publicado em: