Carro Novo: Veja detalhes do Cerato hatch, da Kia

Carro Novo: Veja detalhes do Cerato hatch, da Kia

O Cerato caiu no gosto do consumidor: o sedã conseguiu superar a barreira de 2 mil unidades mensais, às vezes ficando à frente do Vectra na lista de vendas. Por conta disso, e de olho na boa acolhida do Hyundai i30, a versão hatch do Kia começa a ser trazida em fevereiro.

Apesar de menor que o sedã, não espere preço inferior. “O hatch chega a custar um pouco mais na Coreia”, conta José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil. “Aqui eles deverão ter o mesmo preço.” Por essa afirmação, estimamos um valor na casa de R$ 53 mil para o modelo 1.6 manual e de R$ 60 mil para o automático. Haverá ainda uma inédita opção 2.0 automática como topo de linha – que depois será estendida ao sedã.

Na briga com as versões 1.6 de Focus e C4, o Cerato hatch promete o melhor desempenho da categoria. Graças ao motor 1.6 16V com comando duplo variável, que gera 126 cv e 15,9 kgfm de torque, contra 115 cv e 16,3 kgfm do Ford, e um câmbio manual de seis marchas (que já estreou no sedã), o modelo anda tão bem que nem sentimos necessidade do motor 2.0 que equipará a versão mais cara. Com a nova transmissão, de trocas curtas e certeiras, o motor “enche” mais rápido e o Cerato arranca com decisão.

Além disso, a sexta marcha fez a rotação do 1.6 baixar de 3.500 rpm para cerca de 3.000 rpm a 120 km/h, o que diminui o ruído e melhora o consumo – já um ponto forte da versão sedã em nossos testes. Boa notícia também para quem optar pelo câmbio automático. Além de ser o único hatch médio 1.6 com esse tipo de transmissão, o Cerato ainda traz uma moderna caixa de seis marchas.

Até então, o sedã automático pecava por ter apenas quatro velocidades. Problema resolvido: o modelo ficou bem mais esperto nas retomadas, e o câmbio não fica mais indeciso sobre qual marcha usar quando aparece uma subida. Antes, era preciso pisar fundo para reduzir uma marcha; agora basta uma leve pressão no acelerador.

Publicado em: