Enquanto os japoneses da Toyota amargam perdas devido ao excesso de recall em seus modelos, os coreanos da Hyundai-Kia estão felizes da vida.
As duas marcas agora representam uma nova força asiática no mercado europeu, superando a Toyota.
Se desgraça pouca é bobagem, então a Toyota ainda terá mais para se lamentar, visto que com o acordo de livre comércio entre Europa e Coréia do Sul, os carros da Hyundai-Kia chegarão ainda mais baratos ao velho continente.
Até agora, a dupla coreana vendeu 521.369 veículos na Europa, contra 511.754 da Toyota. Os números da japonesa ainda incluem os da Lexus.
Enquanto a Toyota caiu 17%, a Hyundai-Kia subiu 4%. O feito dos coreanos também tem base no sucesso do ix35, i30 e Cee´d.
Quem tem algo mais para comemorar é a Kia Motors, que vendeu 1 milhão de veículos na América Latina desde 1977, quando entregou os primeiros 353 exemplares do sedã Brisa na Costa Rica.
A região está entre os principais mercados da Kia, sendo que em alguns países, a marca está entre as primeiras, como no caso do Paraguai, onde é líder de mercado.
Os números da marca nos países latinos sempre estão em ascensão, mostrando o sucesso que a Kia tem entre os consumidores.