​Como acertar na escolha do seu consórcio?

Acerte na escolha do seu consórcio com segurança e tranquilidade. Confira a matéria completa!

Para participar de um consórcio, seja para automóveis, motos ou imóveis, é preciso procurar uma administradora de consórcio autorizada e fiscalizada pelo Banco Central para assegurar prazos, escolhas e todas as etapas do seu investimento.

Diante de uma infinidade de planos e parcelas, simular a compra de um consórcio pode ser uma vantagem exclusiva, que ajudará ainda, a não sobrecarregar suas finanças. Ao selecionar um bem e um plano que deseja diante do valor do crédito, o consórcio acaba se tornando uma forma planejada de aquisição para médio ou longo prazo. Por isso, é mais indicado para quem não necessita imediatamente do bem ou não consegue formar uma poupança.

No sistema de consórcios, o valor do bem é diluído em um prazo predeterminado. Todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente ou conforme o contrato, a administradora os contempla, por sorteio ou lance. Dessa forma, como os valores mensais de todos os participantes que “financiam” a compra do bem à vista pelos consorciados contemplados, não há concessão de crédito. Portanto, não há a incidência de juros e torna-se uma opção viável financeiramente.

Antes de fechar um negócio, leia atentamente todas as cláusulas do contrato e conheça todas as características do sistema de consórcios. Faça uma simulação de confira!

Fonte: Exame / ABAC

Publicado em: | Atualizado em: 17/05/2017