​Como escolher um imóvel comercial?

Se a intenção é comprar um imóvel comercial, confira algumas dicas.

Na hora de comprar um imóvel comercial, a atenção se volta muitas vezes ao movimento e preço. Mas muitos se esquecem de tomar algumas precauções antes mesmo de pensar em adquirir o imóvel. Confira algumas dicas na sequência:

Localização

Entre salas e pontos comerciais, é importante dar uma atenção especial à localização. Considerar não apenas as facilidades existentes no bairro, mas o potencial de atrair clientes para o tipo de negócio que pretende abrir.

A sua necessidade poderá direcionar melhor a sua escolha. Por isso, tenha as respostas para: o espaço que existe hoje está pequeno? É preciso ter uma área maior para reuniões? Início de um novo negócio? Problemas estruturais no antigo local?

O porte da empresa, a capacidade do local, vagas de estacionamento disponíveis, transporte público da região e perfil da vizinhança são alguns critérios importantes.

Valorização do local

A liquidez de uma sala comercial não é tão grande em algumas áreas da cidade. Por isso, muita atenção e cuidado na hora de negociar.

Além de gerar um patrimônio para a sua empresa, a compra de um imóvel nesse segmento também pode ser considerada uma forma de investimento. Assim, buscar espaços que estão se valorizando com comércios e construções ao redor pode ser uma excelente estratégia.

Melhor negócio

Para quem não tem todo o capital para comprar um imóvel comercial à vista, a chance pode estar no consórcio imobiliário. Diante de parcelamento integral e sem juros, a carta de crédito que você recebe ao ser contemplado por sorteio ou lance equivale à compra de um bem à vista.

Entre as vantagens do consórcio está o poder de compra, uma vez que o valor da carta de crédito é sempre atualizado. Isso é necessário, pois, como muitos grupos de consórcio podem durar alguns anos, o valor do bem pode variar para mais ou para menos na contemplação. Dessa forma, a administradora realiza o cálculo e atualiza o valor da carta de crédito de cada consorciado do grupo, reajustando o valor das parcelas.

É importante lembrar que os critérios para os reajustes da carta de crédito devem constar no contrato, variam entre os segmentos e também são diferentes entre as administradoras. Faça uma simulação e confira os melhores planos e as vantagens para adquirir de maneira programada, o seu imóvel comercial.

Fonte: Viva Real / Lar Imóveis / Gazeta do Povo

Publicado em: | Atualizado em: 01/11/2017