Mais de 50% dos imóveis vendidos na cidade de São Paulo em Julho deste ano foram pagos a vista, segundo o Conselho Regional de Imóveis do Estado (Cresci-SP).
O fato pode ter relação com o aumento da aplicação da renda em imóveis ao invés de investimentos na Bolsa de Valores, afirmam os especialistas entrevistado pela Revista Zap Imóveis, que publicou a matéria.
O presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, colocou a estabilidade econômica e a maior dificuldade de crédito como alguns os motivos para a preferência pela compra de imóveis à vista. “As melhores condições salariais, maior número de empregos formais e boa fase da economia, principalmente no ano passado, permitiram que o brasileiro poupasse mais”.
IMÓVEL À VISTA PELO CONSÓRCIO - O sistema de consórcios, que auxilia na educação financeira dos brasileiros, é uma modalidade que gera condições para compra de imóvel à vista. Somente nos primeiros oito meses de 2011, mais de 56 mil pessoas compraram imóveis por meio de consórcios, sem pagar juros.
Entre janeiro e agosto desse ano, 615 mil pessoas eram ativas no sistema e estavam programando a compra de uma casa por meio do consórcio de imóvel.
Leia mais:
- M² de imóveis em SP aumenta 14%