Compra de veículos vinculados ao consórcio cresce mais de 60%

É preciso avaliar as oportunidades e entender qual é a mais indicada para o seu bolso.

As modalidades de compra indicadas para quem deseja adquirir um bem, mas ainda não tem o valor total para pagamento à vista, podem render ótimas oportunidades. Entretanto, é preciso avaliar as alternativas de acordo com o seu orçamento e objetivo.

Diante de tantas mudanças econômicas, os financiamentos e os consórcios apontaram sentidos opostos nos últimos meses. Vale lembrar que são modalidade bem diferentes. Segundo estudos da assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e dados do CETIP, os financiamentos registraram oscilações com mais reduções. No sistema de consórcio, mais conhecido como um autofinanciamento, as oscilações foram mais positivas, com seguidos crescimentos no segmento de veículos leves.

De acordo com os dados da pesquisa, em uma série histórica iniciada em 2011, na comparação entre os mais de 400 mil contratos firmados incluindo veículos leves licenciados via consórcio em 2016, observou-se uma elevação de 60,1% sobre o total de 250,4 mil de 2011. Enquanto que nos financiamentos, a retração foi de 36,4%, na relação entre os 3,344 milhões de contratos no ano passado contra os 5,258 milhões há seis anos.

Sobre o sistema de consórcio

O consórcio é um sistema de compra programada, que proporciona parcelamento integral e sem juros. Além da possibilidade de ser contemplado mensalmente, permite realizar compras à vista após o recebimento da carta de crédito. Portanto, com tantas facilidades, fazer um consórcio ajuda no planejamento e na disciplina financeira, uma vez que é preciso estar com os pagamentos em dia para que a contemplação não seja prejudicada.

Para encontrar o melhor plano de consórcio, sem sobrecarregar o seu orçamento, faça uma simulação e confira todas as vantagens!

Publicado em: | Atualizado em: 10/03/2017