Comprar um imóvel sem escritura é arriscado. Veja quais problemas pode enfrentar.

Comprar um imóvel sem escritura é arriscado. Veja quais problemas pode enfrentar.

Você gostou do imóvel, a localização é conveniente, o preço cabe no orçamento, mas o vendedor diz que "não tem escritura" e sugere a assinatura de um compromisso particular.  É possível comprar?

Quando alguém diz que "não tem escritura", tecnicamente quer dizer que não tem registro imobiliário, e isto significa que estamos diante de um vendedor que não é o proprietário do imóvel. E é válido o dito popular segundo o qual "quem não registra não é dono", porque propriedade se prova com o registro da matrícula do imóvel. Logo, o contrato não será de compra e venda, mas de "promessa de compra e venda".

Podem parecer minúcias desprezíveis, mas não são. A diferença legal entre ser "comprador" e ser "promitente comprador"  é enorme e refere-se, principalmente, à segurança jurídica.

De fato, o proprietário usa, vende, aluga, demole, dispõe do imóvel e pode até exigir a sua devolução de quem injustamente o ocupe - enfim, é dono do subsolo e do espaço aéreo e tem o que, na linguagem jurídica, se denomina “direito real”.

Já o "promitente comprador" tem o chamado "direito pessoal", algo que ele sempre poderá defender, mas, para tal, sempre enfrentará uma série de obstáculos jurídicos e, a cada discussão, precisará mostrar todos os seus documentos e provas, enquanto o proprietário basicamente exibe a certidão do registro imobiliário, isso basta. Em resumo, o “promitente comprador”  está quase lá, mas ainda não detém a propriedade.

E se o "promitente vendedor" sumir ou, por uma razão qualquer, não outorgar a escritura no futuro, vão restar para o adquirente os intrincados caminhos judiciais, demorados e caros.

Assim, nada impede a negociação "sem escritura", mas jamais se terá a mesma segurança como quando efetivamente se compra o imóvel, com o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis.

Como comprar seu imóvel de forma econômica e segura

O Consórcio de imóveis vem se consolidando nos últimos anos como a melhor opção para quem deseja planejar a compra do imóvel e procura uma alternativa mais econômica do que os financiamentos imobiliários tradicionais. Através do Consórcio de Imóveis, você adquire sem juros em até 150 prestações qualquer tipo de imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial em qualquer lugar do Brasil.

Confira as vantagens do Consórcio de Imóveis, mais garantia e mais segurança a você!

 

Publicado em: