​Condições favoráveis nos consórcios facilitam novas compras

A instabilidade econômica fez o consumidor buscar condições mais favoráveis de compra. Confira a matéria completa!

A instabilidade econômica fez o consumidor buscar condições mais favoráveis de compra. Para bens com alto valor agregado, como no segmento de imóveis, ausência de juros e parcelas mais acessíveis passaram a ser fundamentais. Para um perfil menos imediatista, o consórcio tem se tornado uma modalidade de compra mais eficaz, principalmente para quem não tem o valor total para o pagamento à vista, uma vez que o consórcio apresenta planos facilitados e maiores.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o maior crescimento observado pela entidade foi nas adesões aos consórcios de serviços, com alta de 47%. Para veículos pesados, houve aumento de 23%, seguido por um avanço de 14,7% em imóveis e de 8,6% em veículos leves.

Para quem tem dificuldades ao guardar dinheiro, participar de um consórcio ajuda a formar uma poupança com um objetivo bem definido. As parcelas mensais e o valor do crédito para a compra do bem são escolhidos de acordo com a disponibilidade de cada participante. Portanto, é uma forma de não sobrecarregar o orçamento. Mesmo que acessível e repleto de vantagens, é preciso manter os pagamentos em dia para que a contemplação não seja prejudicada e a saúde financeira do grupo seja mantida.

A compra do bem desejado ocorre somente após a contemplação, que ocorre por sorteio ou lance. Portanto, não há como prever uma data específica. Mas é possível escolher planos menores ou ainda, ofertar um lance e antecipar o recebimento da carta de crédito.

Caso o valor do bem seja menor que o do crédito disponível, é possível usar o restante para pagar custos adicionais, como despesas em cartório. Caso contrário, quando o valor do bem é maior que o valor do crédito disponível, o contemplado precisa arcar com a diferença. Como o parcelamento é integral, é possível comprar mais de uma cota e adquirir bens com valores mais altos. Entretanto, permanece limitado em 10% a quantidade de cotas que um consorciado pode adquirir no mesmo grupo.

Faça a sua simulação de consórcio! Escolha o bem que pretende adquirir, valor do crédito ou das parcelas mensais e confira todas as possibilidades. Para esclarecer suas dúvidas, acesse outras informações.

Fonte: Estadão

Publicado em: | Atualizado em: 04/04/2017