Confira as 10 dicas para comprar um carro usado!

Consórcio de Automóveis: Confira as 10 dicas para comprar um carro usado!

Com a Volta do IPI para os automóveis 0 Km, os preços dos carros usados estarão mais atrativos a partir de outubro de 2010. O site Icarros dá 10 dicas para melhor comprar um automóvel usados.

Leia a matéria na íntegra:

Tirar um carro zero quilômetro da concessionária com o cheiro de novo é bem prazeroso, mas nem sempre vantajoso para o bolso. Aí é que entram os modelos usados, com preços normalmente bem abaixo do novo, mesmo que tenha apenas um ou dois anos de uso. Mas nem tudo são flores na hora de ter um semi-novo. Selecionamos 10 coisas que você precisa saber sobre este mercado.

1 – Pese os prós e contras entre um carro novo e um usado mais barato ou na mesma faixa de preço, só que mais equipado. Fique atento para os custos de manutenção e seguro do veículo semi-novo. Por outro lado, o modelo já teve a desvalorização inicial, que costuma ser a mais alta.

2 – Veja qual é o carro adequado para suas necessidades. No mercado de usados, é possível encontrar veículos grandes a preço de compactos, mas o custo para manter acaba sendo sempre muito alto. Manutenção, peças e consumo sempre pesam nos modelos mais potentes.

3 – Estude as categorias e quais são seus competidores. Dessa forma é possível escolher o carro de maior fluidez no mercado, qual tem o melhor preço e, claro, qual atende mais suas necessidades e gostos.

4 – Fique atento ao mercado do modelo pretendido. Uma regra é: carro que vende bem quando zero tende a manter o resultado no ercado de usado. Automóveis que ficam no pé do ranking de vendas tendem a “micar”, mas também são os que têm os melhores preços.

5 – Teste o carro pretendido. Ande com o som desligado e fique atento a todos os barulhos que possam surgir. Se puder, leve um mecânico junto para ajudar a avaliar o modelo. Se for detectado algum defeito simples, desconte o valor do conserto. Caso haja alguma falha mais grave, descarte a compra.

6 – Se possível, leve o carro também para um funileiro ver se o modelo já foi batido e se o conserto foi bem feito. É bom também olhar por debaixo dos carpetes à procura de marcas deixadas por uma possível enchente.

7 – Peça a documentação e veja se está correta. Verifique os últimos comprovantes de IPVA (imposto sobre propriedade de veículo automotor), seguro obrigatório DPVAT, certificado de registro e licenciamento do veículo.

8 – Procure informações sobre revisões no manual do proprietário e se as marcas do tempo são condizentes com a quilometragem mostrada no hodômetro. Desgastes acentuados de volante, pedais e manopla da câmbio são indicadores de que o modelo já é bem rodado.

9 – Escolha a forma de pagamento adequada. Cerca de 70% dos consumidores acabam optando por uma forma de financiamento, leasing ou consórcio.

10 – Ao receber o carro, saiba detalhes de garantia, nota fiscal e se todos os itens estão do mesmo jeito de quando você o viu pela primeira vez. Se estiver tudo ok, boa sorte e parabéns pela compra.

 

Publicado em: