​Conheça as formas de participação no grupo de consórcio

Quer fazer parte de um grupo de consórcio? Veja mais informações na matéria completa.

A aquisição de cotas funciona por meio da assinatura de termo de adesão e contrato de participação em um grupo de consórcio, que é formado por um número determinado de participantes, diante de um prazo pré-estipulado pela administradora, que pode ser:

Grupo em formação: ainda não ocorreu a assembleia de constituição e está em processo de captação de novos consorciados, até que se complete o número de participantes necessário.

Grupo em Andamento: nesse caso já ocorreu a assembleia de constituição e o grupo já está operando. É possível a inclusão de novos consorciados, se houver vagas.

É importante lembrar que o grupo pode ser composto por créditos de valores diferenciados conforme o segmento. Antes mesmo de adquirir uma cota de consórcio, é possível fazer uma simulação de acordo com o objetivo desejado.

A contemplação no sistema de consórcios pode ocorrer por meio de sorteio ou de lance (antecipação do pagamento de prestações), na forma prevista no contrato. Por isso, é importante que o consorciado participe das assembleias gerais para acompanhar as contemplações e a movimentação financeira do grupo.

Pensando na sua próxima compra? Pelo sistema de consórcios é possível programar a sua aquisição sem juros ou burocracia. Além de planos maiores e parcelas acessíveis, você pode escolher uma alternativa que se encaixa no orçamento, sem sobrecarregá-lo. Faça a sua simulação agora mesmo!

Fonte: Banco Central 

Publicado em: | Atualizado em: 09/11/2017