Consórcio cresce e aumenta as chances do veículo próprio

Saiba como funciona o sistema de consórcios.

A facilidade e economia de realizar um consórcio está fazendo com que diversas classes sociais optem por este tipo de investimento na compra do veículo próprio.

O consórcio não é uma modalidade nova de investimento, pois até pouco tempo atrás não tinha tanta popularidade e até mesmo perdia para financiamentos. Porém, entendendo melhor suas vantagens, as adesões aumentaram significativamente em 2012.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), considerando as vendas no primeiro semestre dos anos de 2011 e 2012, as vendas de veículos leves foram de 11,2% no ano de 2011 para 14,2% em 2012. O estudo foi revelado no dia 01/11/2012, então já pode mostrar uma realidade bastante atual do mercado. Na parte de caminhões, também houve desenvolvimento, indo de 17,3% em 2010 para 21,2% em 2012; sem deixar de lado também as motocicletas, tão procuradas para consórcio, que foram de 34,8% para 42,5%.
 
O crescimento significativo dos consórcios não é à toa, pois as vantagens vistas neste tipo de investimento estão fazendo com que públicos das mais variadas classes sociais queiram investir em um veículo através da utilização de consórcios.
 
A conscientização dos consumidores em relação à economia de um consórcio comparado a um financiamento também contribuiu bastante para esta realidade de números, já que um público mais consciente financeiramente irá optar por investir em um consórcio devido às economias.
 
Para se ter uma ideia, os participantes ativos até o mês de agosto de 2012 somavam 5,04 milhões, contra 4,53 milhões do mesmo mês no ano passado, representando um aumento de 11,3%, conforme informações da Abac.
 
A vantagem principal é em relação aos juros, que são inexistentes neste tipo de investimento, ao contrário do financiamento. A única despesa a mais é o pagamento de uma taxa administrativa, que é muito menor do que o valor de juros.
 
Não possui dinheiro para dar uma entrada? O consórcio não exige nenhum tipo de pagamento antecipado, então você pode começar sem ter dinheiro na poupança, apenas provisionando uma despesa mensal com o valor das parcelas.
 
Outro benefício ainda é em relação à burocracia, pois você não precisa se submeter a uma análise de crédito detalhada para saber se poderá ou não ter o seu bem.
 
Hoje em dia, há várias instituições que oferecem a modalidade de consórcio e tudo irá depender do que desejar comprar. Cada empresa oferece opções e condições individuais para se adequar ao seu perfil.
 
Sendo assim, você pode ficar feliz, pois um aumento tão grande no número de consórcios mostra como os consumidores estão sabendo administrar suas finanças e te ajuda a realizar o sonho de ter o veículo próprio sem pagar juros abusivos. E você, concorda que as vantagens do consórcio em relação aos demais investimentos é muito maior?

Publicado em: | Atualizado em: 24/05/2018