Consórcio de Automóveis: Consórcio é opção para comprar carro

Consórcio de Automóveis: Consórcio é opção para comprar carro

No primeiro trimestre de 2010, justamente o último em que vigorou a isenção do imposto, o segmento de veículos leves e utilitários registrou um crescimento de 43,1% em novas cotas, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Mesmo com a redução do IPI muitos compradores preferiram optar pelo consórcio, ao invés de comprar à vista. Em geral nesta modalidade de comprar, a pessoa não precisa do bem com tanta urgência. Assim, através do consórcio de automóveis, livram-se dos juros do financiamento e tem maior poder na hora da compra.

Os participantes ativos já somam quase 1 milhão. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). "O consumidor está ficando mais consciente do tipo de gasto que ele está fazendo. O consórcio tem a grande vantagem de unir poupança programada e investimento para fazer o patrimônio", diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.

Ele lembra que muitas pessoas começam a fazer depósitos em poupança prevendo a compra do carro e acabam parando, retirando o dinheiro para usar em outra coisa. E terminam em financiamentos. "O consórcio traz a disciplina", Rossi destaca que a modalidade não tem juros.

Em um consórcio pagam-se taxa de administração e fundo de reserva, em torno de 18% do valor do bem. O percentual é diluído ao longo das prestações. Se forem 50 cotas, serão 0,36% por mês. Em um financiamento convencional, os juros geralmente passam de 1% ao mês. Depois que entra em um grupo, o participante só pode ser contemplado por sorteio ou lance (oferta de uma parte do valor do bem).

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado pode fazer o pagamento à vista e negociar com o vendedor, conseguindo descontos. Confira outras vantagens!

Publicado em: | Atualizado em: 22/05/2018