Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos no Brasil de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 289.213 unidades em abril. O quadrimestre fechou com 1.114.413 unidades comercializadas, alta de 4,56% sobre o período somado de janeiro a abril de 2010, com 1.065.845.
Considerando os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, este é o melhor quadrimestre de toda a história de da indústria automobilística nacional.
Na comparação de abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 4,1%. Isso porque março de 2010 foi o último mês com desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no valor dos carros, o que trouxe como consequência a queda de emplacamentos no mês seguinte por causa da antecipação das vendas. Em abril de 2010, haviam sido emplacados 277.835 veículos.
Ranking por marcas
A Fiat mantém a liderança na soma das vendas de automóveis e comerciais leves e fecha o quadrimestre com 22,13% de participação no mercado nacional, com o total de 232.463 unidades comercializadas. Em segundo lugar está a Volkswagen, com 20,86% (219.179), seguida pela General Motors, com 18,48% (194.129), e a Ford, com 9,7% de market share (101.873). Na quinta colocação, a Renault tem 5,06% do mercado nacional de carros, seguida por Honda (3,5%), Hyundai (3,27%), Citroën (2,86%), Toyota (2,84%) e Peugeot (2,49%).