Consórcio de Automóveis: Uma poupança programada para comprar um carro usado

Consórcio de Automóveis: Uma poupança programada para comprar um carro usado

O Consórcio de Automóveis é considerado uma poupança programada, auxiliando na disciplina necessária de poupar para comprar um carro. Sem juros e com a possibilidade de ser sorteado ou dar o lance, com a carta de crédito o consorciado poderá comprar o carro que quiser, novo ou usado, na concessionária que achar o melhor preço.

Leia a matéria na íntegra:

Os consórcios de carros usados sempre tiveram um apelo muito grande para o consumidor final e, segundo as empresas que os oferecem, ainda têm muito para crescer.

Por todo o Brasil as revendedoras de automóveis e administradoras de consórcios mais conhecidas fecham vários grupos de consorciados por ano, e os campeões de procura são os grupos com prestações mais baixas, variando entre 250 e 350 reais por mês.

Pagando essa prestação durante uns 60 meses dá para comprar com folga um carro popular básico, como um Gol 1000 ou um Uno Mille, por exemplo, com no máximo três ou quatro anos de uso. O que quer dizer o seguinte: quem for sorteado ou der lance vencedor em 2008 poderá comprar um carro usado de 2007, 2006, 2005 ou 2004.

Há vários consórcios cujos planos já prevêem o aumento do valor das prestações a partir de uma certa data. Mas as prestações podem variar também de acordo com a evolução do preço do carro zero quilômetro.

Ainda é importante fazer mais uma conta. Suponha que a inflação incidirá igualmente sobre a prestação do consórcio e o rendimento de uma caderneta de poupança, é simples concluir que, se você puser a prestação de R$ 310,00 na poupança, em 50 meses terá quase o mesmo dinheiro da carta de crédito mais o fundo de reserva.

O único porém é ser disciplinado e conseguir reservar aquele valor todo mês. Por isso o consórcio oferece a vantagem de ajudar no planejamento da compra do bem, e também há a possibilidade de ser sorteado logo no início e receber mais depressa o carro, além de poder dar um lance de 25% a 30% e levar todo o carro antes dos outros.

 

Publicado em: