Consórcio de Carro: Como funciona a Garantia de fábrica dos automóveis importados.

Consórcio de Carro: Como funciona a Garantia de fábrica dos automóveis importados.

Todo mundo que possui um carro, um dia precisará de alguma peça. Nessas horas, basta ir até uma revenda autorizada e solicitar o componente, certo? Mas e se o modelo em questão for um importado? Bom, nesses casos a teoria é quase a mesma. Só que, dependendo da situação, pode ser mais difícil encontrar o item procurado. Isso porque a logística funciona de forma diferente. Enquanto os componentes dos modelos nacionais saem direto das fábricas brasileiras para os pólos de distribuição e estocagem, nos veículos estrangeiros essas peças vem de fora do País.

Mais que a distância, porém, o que pode levar à falta de um componente é o processo de envio mais complexo. Há todo um controle governamental, por meio da alfândega, que fiscaliza a entrada dos itens. Sem falar na logística, que inclui transporte aéreo ou marítimo. Por isso, o prazo para se importar uma peça indisponível de um modelo forasteiro pode chegar a 20 dias. E como o volume de emplacamentos dos importados é menor, ter um galpão lotado de peças trazidas do exterior não compensa.

Por outro lado, as garantias de fábrica oferecidas nos carros importados hoje em dia são quase as mesmas dos modelos nacionais. Não há diferenciação de garantia para nacionais ou importados. Por isso, antes de lançar um produto novo no mercado, a fábrica realiza um trabalho intenso de adequação da rede de concessionários e logística de peças, para que não falte nenhum componente e, sobretudo, para que os clientes não fiquem com seus veículos parados por conta de algum problema.

Faça um consórcio de automóveis e adquira o seu importado em até 70 meses sem juros!

Publicado em: