Consórcio de Imóveis: 10 Dicas para comprar o melhor imóvel !

Consórcio de Imóveis: 10 Dicas para comprar o melhor imóvel !

1.Planejamento

Cada pessoa deve respeitar o seu momento financeiro e suas possibilidades, de forma a tomar a melhor decisão para o seu caso. Não comprometa mais de  30% de sua renda com a compra do imóvel.

2.Tenha foco

Decida-se pela região onde quer morar e, principalmente, quanto pretende e pode gastar com a compra do imóvel. Leve em conta as necessidades futuras do cônjuge, dos filhos e decida junto com  a sua família.

3.Localização

Verifique a  localização com relação a aspectos que possam colocá-lo em risco ou desvalorizá-lo em pouco tempo.

4.Tipo do Imóvel

Escolha o tipo de imóvel que você pretende adquirir: usado, novo ou na planta. Pense na metragem ideal, se quer casa ou apartamento, número de vagas de garagem, com ou sem varanda, ampla ou nenhuma área de lazer (piscina, salão de festas, jogos). Se escolher condomínio, pense até quanto pretende ou pode pagar de taxa de rateio de despesas.

5.Ambiente

Visitar o imóvel em diferentes horários é a maneira ideal de verificar a incidência do sol, a iluminação e a ventilação. Também é importante observar se não há rachaduras, vazamentos, desnível e as condições da estrutura elétrica. Uma boa dica para conhecer um pouco mais sobre as proximidades é conversar com os futuros vizinhos e outros moradores do bairro, ou do prédio, para uma opinião sobre a localização e estado de conservação da propriedade. Certifique-se de que o local tenha boa infra-estrutura, ou seja, se possui variedade de serviços, comércios, meios de transporte, hospitais e escolas.

6.Pesquise

Faça uma pesquisa de preços de imóveis, com as mesmas características, e compare com aquele que você está negociando, para ter a certeza que ele não está com valor muito acima do mercado.

7. Pechinche

Faça pesquisa de preço. Mesmo se achar que o preço está bom, negocie. Não demonstre entusiasmo, mantenha o silêncio e ouça mais do que fale até ter certeza de que é o imóvel certo a comprar.

8.Carta de Crédito vale dinheiro

Se você está comprando um imóvel com a Carta de Crédito do Consórcio de Imóveis, saiba que a Carta de Crédito é considerada dinheiro. Assim, você tem o poder de compra e de negociação. Se neste caso o valor do imóvel for maior que o valor da Carta de Crédito, o consorciado poderá complementar o valor com o saldo do Fgts.

9.Contrato

Tenha muita atenção com os documentos do imóvel e do proprietário, que devem preferencialmente ser analisados por um advogado de sua confiança. É  importante certificar-se de que o corretor está registrado no CRECI local (Conselho Regional dos Corretos de Imóveis). Solicite alguns documentos, como a certidão negativa de ações cíveis, fiscais e criminais junto à Justiça Comum e federal, certidão negativa, entre outras, que podem ser pedidas pelo advogado.

10. Gastos Extras

Não se esqueça que os gastos com o imóvel não acabam na compra. Além das taxas e impostos associados com o processo de aquisição do imóvel, é preciso levar em consideração os gastos mensais com manutenção, seguro, IPTU, condomínio etc.

Publicado em: