Consórcio de Imóveis: Como planejar a compra da casa própria pelo consórcio

Consórcio de Imóveis: Como planejar a compra da casa própria pelo consórcio

O Consórcio de Imóveis vem ganhando cada vez mais espaço entre as opções de adquirir a casa própria. Com a alta dos juros nos financiamentos bancários, os consumidores encontram no consórcio uma ótima opção de planejar,  a compra do primeiro imóvel, sem pagar juros.

Segundo dados estatísticos da Abac - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, as  vendas de cotas de consórcios cresceram 14%  em 2010.

Especialistas também consideram que o brasileiro está aprendendo a lidar melhor com o dinheiro e trabalhando com o orçamento mensal para poder comprar a tão sonhada casa própria, sem cair na dívida do financiamento.

Numa comparação realizada pelo Jornal da Cultura, na compra de um bem no mesmo valor, o consórcio sai 48% mais barato que o financiamento.

O consórcio é uma poupança programada

Uma pesquisa sobre investimento revelou  que  75% dos brasileiros entrevistados acreditam na poupança como melhor maneira de comprar o primeiro imóvel.

O problema está na regularidade em poupar. A reserva acaba sendo desviada, e a falta de disciplina interrompe o projeto.

Segundo a ABAC , 30% das cadernetas de poupança, em 2009, foram consideradas inativas, ou seja, a pessoa iniciou um projeto de poupar e parou, deixando um valor menor que R$20,00 no saldo da poupança.

Por isso, o consórcio de imóveis se tornou uma ótima opção de poupança.

Entre as vantagens de optar por um consórcio de imóveis está a ausência de juros, já que o Sistema de Consórcios usa os recursos do grupo para a compra do bem.

Outra vantagem é que o consumidor escolhe o valor da prestação mensal, que cabe em seu orçamento.

Também tem a oportunidade de ser contemplado, todo mês, por sorteio ou lance. E ainda pode usar o Fgts para dar o lance, ou quitar prestações do consórcio.

Publicado em: