Consórcio de Imóveis: Compare e conheça os benefícios do consórcio!

Consórcio de Imóveis: Compare e conheça os benefícios do consórcio!

O Consórcio de Imóveis tem tido uma grande adesão dos consumidores que buscam realizar o sonho da casa própria. Esta opção de crédito é valorizada por ser considerada uma poupança programada, na qual o consumidor, além de conseguir se disciplinar para poupar, pagando uma prestação mensal planejada por ele, ainda tem a possibilidade de ser contemplado com a Carta de Crédito, mensalmente, através de sorteio ou lance.

Assim, especialistas alertam para os cuidados que os consumidores devem ter ao adquirir um consórcio. Em primeiro lugar, verifique a credibilidade da administradora, junto ao Banco Central (BC), que é o órgão que regulamenta o setor, se a administradora do consórcio em questão está autorizada a funcionar e formar novos grupos. Para entrar em contato com o BC, você deve usar o telefone 0800-992345 ou no site.

Também compare os benefícios oferecidos pelas administradoras, por exemplo, optam por aumentar o número de sorteios, o que acaba reduzindo o prazo do consórcio. Outras oferecem sorteios que permitem a quitação do saldo devedor, e exigem menos garantias na liberação do crédito.

Estime qual o máximo do seu orçamento que pode ser comprometido com o pagamento das prestações. Também você também poderá comparar planos e benefícios, através da simulação do Consórcio de Imóveis. Ao simular você terá diversos valores de prestações, e prazos, de acordo com o que você deseja pagar.

Sempre deixe uma folga para eventuais aumentos na prestação, pois, caso contrário, você pode acabar tendo dificuldades financeiras e sendo forçado a abandonar o grupo.

Verifique critérios de transferência, caso tenha que desistir do grupo, sua melhor opção é transferir a cota para outra pessoa. Informe-se se a administradora poderá ajudá-lo nesta tarefa e se existem restrições às transferências.

Informe-se sobre a reputação da empresa quanto ao tratamento de consorciados e sobre o seu programa de relacionamento com os clinetes.

Fique também atento ao contrato, especialmente no que diz respeito ao cálculo das prestações, termos dos sorteios e lances, assim como formas de exclusão. Não se esqueça de checar a restituição dos valores do fundo de reserva.Fique atento às cláusulas de adesão.

Publicado em: