Consórcio de Imóveis: Compra programada atrai consumidor

Consórcio de Imóveis: Compra programada atrai consumidor

As vendas de novas cotas de consórcios de imóveis cresceram 10,6%, entre janeiro e setembro, deste ano na comparação com igual período do ano passado, somando 169,6 mil unidades. De acordo com a associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), a procura por propriedades de maior valor também pode ser confirmada pela alta no valor médio das cotas, que teve aumento de 21,7%.

Com isso, o valor médio da carta de crédito para a compra de um imóvel passou de R$83,6 mil, em setembro do ano passado, para R$101,5 mil neste ano.

O total de pessoas que tem consórcio nessa modalidade também cresceu 7,8% atingindo a marca de 568 mil em setembro, segundo a entidade. Nos nove primeiro meses deste ano, 50 mil pessoas foram contempladas.

Conforme Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da entidade, o atual desempenho é reflexo da consciência do brasileiro em utilizar o consórcio como forma de planejmaneto e poupança programada.

Na avaliação do empresário, os indicadores mostram uma tendência: a de que, até o final deste ano, e já projetando 2011, o sistema de consórcios supere a marca de 4 milhões de participantes ativos. Neste caso, é levado em conta todos os tipos de produtos como imóveis, veículos, eletroeletrônicos e serviços.

Publicado em: