Consórcio de Imóveis é uma boa alternativa na hora de comprar

Consórcio de Imóveis é uma boa alternativa na hora de comprar

Diferentes tipos de imóveis e inúmeras opções de linha de crédito são algumas vantagens que o mercado oferece atualmente. Uma das alternativas que tem apresentado uma grande procura é o Consórcio de Imóveis.

A modalidade é um sistema que reúne um grupo de pessoas físicas ou jurídicas para o auto financiamento de bens com a contemplação através de sorteio e ou lance. O Banco Central é responsável pela disciplina e fiscalização, o que torna o negócio confiável.

Para adquirir uma cota de consórcio, o cliente deve assinar um Contrato de Adesão, onde estarão estabelecidas as regras que conduzirão o negócio contratado, como: valor do crédito, prazo, valor das prestações, reajuste, condições de contemplação, taxas, direitos e obrigações do consorciado e da administradora, entre outros.

O que deve constar no contrato:

• Identificação das partes contratantes
• Descrição do crédito
• Valor da taxa de adesão
• Percentual de amortização mensal
• Garantias exigidas após a contemplação; prazo de duração do contrato
• Taxa de administração; possibilidade de antecipação de pagamento das parcelas
• Direito do consorciado dispor do crédito distribuído na assembléia de contemplação.

Deve-se verificar também a idoneidade da empresa, que deve estar autorizada pelo Banco Central para efetuar o consórcio.

É recomendável ainda procurar saber se há reclamação contra a companhia e acompanhar a saúde financeira do grupo que faz parte. Outro aspecto importante é saber se o valor mensalmente pago está dentro do orçamento e o índice de reajuste do contrato correspondente à variação dos custos da construção civil. A aplicação desse índice diminui o risco de o valor do crédito não permitir a compra do imóvel.

Os prazos do grupo devem ser avaliados, podendo ser de até 150 meses. Também devem ser verificados as taxas cobradas e os serviços prestados pela administradora.

Comece agora mesmo a planejar seu futuro! Com o Consórcio de Imóveis, você pode concretizar o seu sonho, comprando o seu imóvel, novo ou usado, residencial ou comercial, em qualquer lugar do Brasil, no campo, na cidade ou na praia.

 

Publicado em: