Consórcio de Imóveis: Mil consorciados de imóveis já utilizaram o FGTS

Consórcio de Imóveis: Mil consorciados de imóveis já utilizaram o FGTS

Das 85 administradoras que atuam no segmento imobiliário, 19 oferecem o serviço, segundo dados da Abac.

Desde março deste ano, quando a Caixa Econômica Federal regulamentou a utilização do FGTS para liquidação e amortização das prestações de consórcios imobiliários, 1.093 cotistas conseguiram a liberação dos recursos, esta operação resultou em R$17,8 milhões. "É um número razoável se considerarmos que há um protocolo complexo a ser seguido pelas administradoras junto à Caixa, agente operador", afirma Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Associação Brasileira de administradoras de Consórcio (Abac).

As empresas interessadas em oferecer o serviço, aos seus clientes, precisaram adaptar seus sistemas para então entrar com um pedido de homologação junto ao agente operador.

O serviço está disponível para trabalhadores consorciados ,que já tenham sido contemplados com a carta de crédito, e adquirido o imóvel. Dados da Abac apontaram que, ao final de abril,  o segmento imobiliário somava 545,8 mil participantes ativos, dos quais 194 mil já tinham sido contemplados.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem que seguir algumas regras: a cota de consórcio deverá estar em nome do trabalhador, titular da conta vinculada a ser utilizada. Também o consorciado deverá ter, no mínimo, três anos de trabalho sob regime do FGTS na mesma empresa ou não, e valor do imóvel não pode exceder R$500 mil.

Publicado em: