O retrofit, palavra ainda pouco conhecida, se tornou uma alternativa para quem quer morar no centro e sofre com a escassez de terrenos para lançamentos.
Essas reformas, além de revitalizarem a região, aquecem o mercado imobiliário, já que as empresas que fazem o serviço costumam vender as unidades por um preço entre 10% e 20% menor do que os geralmente praticados.
O retrofit consiste na reforma estrutural de imóveis antigos deteriorados, mantendo a fachada, e tem se mostrado mais barato do que erguer um imóvel do zero. A intervenção varia conforme o grau de degradação. Em alguns casos, preservam-se apenas as paredes. O edifício antigo fica com cara de novo.
Além de oferecer rentabilidade de 30% ao construtor, permite preços mais palatáveis ao consumidor.O chamado retrofit deixa os prédios novos; preços são até 20% menores do que os lançamentos.
O consorciado pode utilizar também a sua Carta de Crédito para construção, reforma ou ampliação da residência ou do comércio. Com a Carta de Crédito do Consórcio de Imóveis o consumidor tem o poder de compra, isto é, de negociação.
Além do valor da carta de crédito, tanto uma reserva em dinheiro, herança ou o Fgts poderão ser utilizados para completar o valor do imóvel desejado.