Consórcio de Imóvel: Conheça a importância de um corretor de imóveis em uma negociação

consórcio, consórcios, imóvel, imóveis, imobiliário, casa, apartamento, financiamento, casa própria, caixa econômica federal, comprar casa

Não existe nada na lei impeça que alguém resolva vender o seu imóvel sem a assistência de um corretor. Porém, é fácil perceber que, assim como muitos se consideram médicos e se automedicam, e outros pensam que são arquitetos e projetam suas próprias reformas, há aqueles que se acreditam eficazes intermediários de negócios imobiliários, e muitas vezes acabam tendo prejuízos.

Numa negociação direta, o vendedor acha que está entregando um tesouro a preço baixo e, o comprador, que está pagando demais por um imóvel que não é grande coisa, podendo gerar conflitos e desentendimentos.

Exatamente aí reside a importância do corretor, que mostrará as propostas e contrapropostas, impulsionando a negociação e fazendo com que os interessados alcancem seus objetivos de vender e comprar.

Mas não se esgota nisso a atividade do corretor, que hoje em dia é profissional muito bem informado sobre o mercado, valores, tendências, e sobre tudo o que cerca, obrigatoriamente, o negócio imobiliário: cláusulas costumeiras dos contratos, momento em que é necessário consultar advogados, engenheiros ou outros especialistas; exigências dos bancos para o financiamento; taxas de juros, riscos envolvidos e etc.

O corretor de imóveis é sindicalizado e, obrigatoriamente, deve estar inscrito em conselho federal (o Cofeci -Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, e o Creci -Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).

 

Publicado em: