Consórcio foi um dos destaques do II Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis

Consórcio Imobiliário foi um dos destaques do II Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis

Entre os dias 27 e 28 de maio, corretores do Brasil inteiro reuniram-se na capital federal para participar do Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis (Enbraci). A segunda edição do evento, que é organizado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), foi considerada sucesso tanto em termos de público como em importância das temáticas tratadas.

Segundo o representante do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Ceará (Creci – CE) no encontro, Ayrton Martins, o evento foi um sucesso e contou com a participação de aproximadamente mil profissionais. O encontro, destacou Martins, trouxe vários debates imprescindíveis para o bom desempenho dessa edição. Ele contou que este ano o Enbraci consolidou-se como um evento permanente na agenda Cofeci e passará a ser realizado, anualmente, sempre em Brasília.

Para outro participante, o tesoureiro do Cofeci, Armando Cavalcante, essa edição conseguiu cumprir o objetivo do evento ao promover amplas discussões sobre a conjuntura atual do mercado imobiliário brasileiro. “Esse encontro foi altamente positivo e contou com palestrantes de alto nível. Tratamos de vários temas diferentes o que foi muito bom para todos os profissionais que estavam lá. Além da ótima organização”, elogiou.

Quanto à programação, que tratava de modo geral sobre o papel do corretor de imóveis em diversos contextos de negociações, relacionando essa atuação: a gestão do patrimônio imobiliário público federal; aos programas habitacionais do governo como oportunidade de negócio; aos mercados hoteleiro e imobiliário-turístico; e os eventos esportivos no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a avaliação também foi positiva.

Entretanto, o destaque feito por Cavalcante foi relacionado ao painel que tratou do tema: financiamentos imobiliários e consórcios de imóveis. O momento teve como debatedores: o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), Luiz Antonio Nogueira de França e o vice-presidente Nacional da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), Fabiano Lopes Ferreira.

De acordo com o tesoureiro do Cofeci, esse debate mostrou aos corretores novas possibilidades de atuação, principalmente, no que se refere à abertura de consórcios. Avaliando o espaço, ele comentou: “A discussão feita por esses representantes foi muito salutar, sendo extremamente produtiva. O que trouxe alta capacidade de informação para os profissionais”.

O Enbraci que serve como forma de aproximação da categoria, de acordo com as avaliações, esse ano conseguiu fomentar nos profissionais a necessidade de interação e conhecimento dos principais agentes da cadeia produtiva do mercado imobiliário, além de ser um espaço efetivo de troca de experiências.

No entanto, mesmo com todos esses aspectos positivos, Cavalcante lamentou a restrita participação da delegação do Ceará, que contou apenas com 15 profissionais. “Tinham delegações enormes com vários profissionais, a nossa era bem pequena. Espero que nas próximas edições os corretores do Ceará tenham um envolvimento maior, já que esse é um evento de extrema importância e articulação para a categoria”, ponderou.

Outra integrante da delegação do Ceará, a corretora Maria do Carmo de Vasconcelos, também elogiou o encontro e caracterizou o mesmo como sendo uma experiência diferente, com a finalidade de esclarecimento e interação entre os profissionais. “Tivemos a oportunidade de ficarmos frente a frente com grandes representantes do ramo imobiliário nacional, além de discutirmos temas preponderantes para nossa atuação cotidiana”, comentou.

Segundo Maria do Carmo, o diferencial do Enbraci é justamente o funcionamento dos painéis que por terem uma dinâmica de interação não se tornaram cansativos.

A próxima edição já está marcada no calendário do Cofeci. Deve acontecer em maio de 2011. Já a edição de 2012, será realizada em agosto por conta da data comemorativa de 50 anos de publicação da Lei 4.116, primeira legislação sobre regulamentação do exercício da profissão de corretor de imóveis. Na ocasião, será inaugurada a nova sede do Cofeci, que começa a ser construída em julho deste ano.

De acordo com Cavalcante, o espaço pretende ser o verdadeiro palácio do corretor, servindo de referência para profissionais do país. A nova sede que contará, dentre outras coisas, com espaços culturais e auditórios, será aberta a sociedade, ficando a disposição também dos governos Federal e Estadual, em Brasília.

Publicado em: | Atualizado em: 22/05/2018