Consórcio Imobiliário permite economizar 100% do valor do imóvel

Consórcio Imobiliário permite economizar 100% do valor do imóvel

Sem juros, modalidade de crédito pode valer mais a pena que financiamento se comprador puder programar a compra.

Com a alta dos juros praticada pelo Banco Central nos últimos meses, os financiamentos no país ficaram um pouco mais caros neste ano. Para quem quer comprar a casa própria, mas pode esperar algum tempo, o consórcio aparece como boa opção.

A modalidade, uma espécie de poupança coletiva, não cobra juros. Em uma simulação realizada o resultado mostra que, em comparação a um financiamento, o consórcio permite economizar mais de 100% do valor do imóvel em juros.

Isso porque, em um empréstimo de 15 anos, por exemplo, o tomador pagaria, ao final do prazo 2.7 vezes o valor emprestado em decorrência dos juros. No caso do consórcio, o montante pago pelo consumidor seria de 1,24 vezes o valor do imóvel.

No consórcio Imobiliário você não paga taxa de juros, somente o custo administrativo (composto por taxa de administração fixa e fundo de reserva) que é diluído ao longo dos meses do seu plano.

Como ser contemplado antes do prazo

Para adiantar a contemplação, existem duas formas: os lances e os sorteios, que acontecem em todas as assembleias do grupo de consórcio -a periodicidade delas e quantos serão sorteados dependem das particularidades de cada contrato.

Para dar um lance, é preciso que o participante tenha um valor economizado que possibilite o adiantamento de parte das parcelas do consórcio. Quem oferecer o maior valor naquela assembleia leva a carta de crédito.

No Consórcio de Imóveis, você pode ofertar lances com recursos próprios ou lance embutido, que consiste em utilizar até 25% do valor do crédito para antecipar a contemplação e adquirir o seu bem. Também é possível usar o saldo acumulado no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para ofertar o lance e obter o crédito.

A valorização dos imóveis é outro fator a ser considerado na hora de fazer um consórcio. No momento da contemplação, o dinheiro virá corrigido pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil) -assim como as parcelas, que são corrigidas pelo índice anualmente.

Faça uma simulação e compare os valores do Financiamento e do Consórcio!

Faça consórcio, é muito mais barato!

 

Publicado em: