Consórcio Imóvel: Como funciona o lance no consórcio?

Consorcio Imovel: Como funciona o lance no consorcio?

No Consórcio de Imóveis, a carta de crédito é um valor de referência que será atualizado anualmente, conforme a variação do INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Quando você for contemplado, você receberá uma carta de crédito que poderá ser utilizada para a aquisição de um imóvel de maior ou menor valor, comercial ou residencial, novo ou usado, em qualquer lugar do Brasil.

De forma resumida temos as duas maneiras de contemplar um consórcio imobiliário por lance:

Lance Livre: É o lance tradicional dos consórcios. Nesta modalidade de lance o participante que ofertar o maior percentual, ganha.

Lance Embutido: Consiste em utilizar até 25% do valor do crédito (este percentual pode variar conforme a característica do grupo) para antecipar a contemplação e adquirir o seu bem. Como nesta modalidade o percentual ofertado é o mesmo entre todos os participantes, o vencedor será a próxima cota seguinte da sorteada.

Somente uma modalidade de lance pode ser ofertada em cada assembléia mensal.

Qual é o lance ideal para você?

Tudo depende dos seus objetivos particulares. Tem consorciados que não se preocupam com os lances, apenas aguardam as contemplações pelo sorteio. Quem prefere receber antes a sua carta de crédito para adquirir o imóvel desejado, pode optar por uma das opções de lance.

Uso do FGTS para lance

Você também pode usar seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para ofertar o lance e ser contemplado, desde que atenda às normas do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

 

Publicado em: